Florianópolis lança treinamento para atuação voluntária na Defesa Civil; veja como participar

Aulas começam nesta sexta-feira (5); veja como se inscrever

Curso tem duração total de seis semanas (Foto: Prefeitura de Florianópolis, Divulgação)

A Defesa Civil Municipal de Florianópolis lançou um treinamento para moradores que têm interesse em atuar como voluntário em monitoramento de riscos e atuação em desastres. As aulas começam nesta sexta-feira (5) e serão ministradas na Fundação Somar, em Santo Antônio de Lisboa.

Os interessados devem se inscrever pelo formulário online e ser maior de 18 anos. No total, foram disponibilizadas 50 vagas e ainda restam 15. As inscrições seguem abertas até que todas as vagas sejam preenchidas.

De acordo com Samuel Vidal, superintendente da Defesa Civil municipal, as aulas serão divididas em 14 teóricas e três práticas, de operações de campo. As atividades acontecem às segundas, quartas e sextas-feiras, a partir das 18h30.

Entre as disciplinas oferecidas, estão: filosofia do voluntariado; Defesa Civil, história e papel atual; teoria de assistência humanitária; noções de primeiros socorros; percepção de riscos geológicos; percepção de risco em edificações vulneráveis; procedimentos administrativos; campo e estágio operacional.

Ao final do curso, que tem duração de seis semanas, serão considerados aprovados os participantes que tiverem 75% de frequência no curso e média 6,0 na avaliação geral.

— A ampliação dos agentes voluntários é muito importante para a segurança da população. Tivemos um grande exemplo de voluntariado ativo em maio deste ano, nas ações de voluntários da Somar com os donativos enviados aos irmãos gaúchos. Qualificar as pessoas que querem ajudar é uma ferramenta muito importante para o bem coletivo — destaca Samuel.

Samuel ainda reforça que, para quem não conseguir se inscrever desta vez, há a possibilidade que um novo curso abra em outubro.

Documentos necessários para inscrição

Atestado médico de aptidão física (ser entregue até data anterior a atividade de campo operacional);
CPF;
Certidão negativa criminal da Justiça estadual;
Comprovante de residência;
Título de eleitor;
Quitação eleitoral;
Comprovante de escolaridade com ensino médio completo;
Identidade profissional do Conselho específico, se tiver. (anexar no formulário do forms).

Materiais necessários

Obrigatórios

Camiseta na cor laranja lisa, sem estampas;
calça jeans azul escuro.

Recomendados:

Bota ou coturno;
Capa de chuva;
Mochila;
Lanterna;
Garrafa para água;
Barraca para atividade de campo.

Veja fotos de alunos no curso

Adicionar aos favoritos o Link permanente.
 

[email protected]