Fundação Hassis recebe honraria pelo importante trabalho de preservação de patrimônio cultural e de educação por meio da arte em Florianópolis

A arte tem o poder de manter viva a cultura e a história de um lugar. Florianópolis sempre foi berço de artistas que se inspiram nas belezas naturais, costumes dos moradores e festividades diversas da cidade. Um dos mais reconhecidos deles é o pintor, desenhista e ilustrador modernista Hiedy de Assis Corrêa (1926 – 2001), o Hassis. Com tanta história a ser contada e um vasto acervo a ser exposto, foi criada a Fundação Hassis, um espaço dedicado a preservar e divulgar a obra do artista. A instituição atua em três principais pilares: agenda cultural, arte e educação e a preservação de patrimônio histórico – feito pelo qual foi reconhecida, recentemente, pela ACCR (Associação Catarinense de Conservadores e Restauradores de Bens Culturais).

Um dos principais pilares da Fundação Hassis é a preservação do patrimônio. O zelo pelas obras que abrigam é tanto que receberam um Certificado de Menção Honrosa da ACCR, que reconheceu o primoroso trabalho de guarda e difusão do acervo da Fundação. A casa, onde funciona a instituição (no Bairro Itaguaçú, parte Continental da cidade) e que já foi morada do artista e sua família, possui um amplo acervo. Lá estão guardadas pinturas, colagens, desenhos, cartazes, murais, filmes, vídeos, fotografias e documentos. São quatro salas de exposição e duas reservas técnicas contendo mais de 3 mil obras, 10 mil fotos, 10 mil documentos, vídeos, filmes cinematográficos e laboratório de conservação.

Hassis Para Crianças

Além do cuidado em preservar a coleção de obras de Hassis, há também uma atenção através da arte. A cultura é um dos principais meios para a formação de uma sociedade mais atenta, crítica e responsável. Pensando nisso, além das visitas e com passar adiante, para as próximas gerações, a importância dos registros históricos de oficinas em parceria com instituições de ensino, a Fundação Hassis criou esse ano a Coleção Hassis para Crianças, projeto aprovado pelo PIC (Programa de Incentivo à Cultura) da Fundação Catarinense de Cultura e patrocinado pela Santa Apolônia Hospitalar. O projeto desenvolveu três livros com linguagem lúdica sobre as obras do Hassis, que foram distribuídos para as escolas, entidades e secretarias de educação municipal e estadual. Esse material também está sendo usado na Fundação como apoio para instituições que visitam o espaço.

O Artista

Hiedy de Assis Corrêa – o Hassis, era natural de Curitiba (PR) e veio para Florianópolis com pouco mais de dois anos de idade. Começou a demonstrar sua criatividade desde a infância, quando empolgava-se com as revistas em quadrinhos, seus movimentos, formas e cores. Mas foi em 1948 que, através do convite de seu professor de português, o artista deu início à sua carreira ilustrando o conto “Flores” e a capa do livro “Terra Fraca”.

Toda a evolução plástica de Hassis aborda seus registros de infância, situações do cotidiano, as marinhas, os temas sociais e sempre o folclore ilhéu, os lugares e personagens da terra catarinense, onde viveu desde criança e também onde tornou-se personalidade destacada no contexto cultural. Por anos, fez a decoração de Carnaval nos principais salões da cidade, sendo a mais tradicional a do Clube 12 de Agosto.

Dos diversos temas que abordou em sua obra, em murais, desenhos ou pinturas, apresentou em 1962 os 14 passos de sua Via Crucis, onde consegue expressar toda serenidade de Cristo no sofrimento do Calvário.

A Fundação

A Fundação Hassis foi criada em 2001, pouco depois da morte do artista que lhe dá o nome. As filhas Leilah Corrêa Vieira, Luciana Paulo Corrêa e sua esposa Nazle Paulo Corrêa, tomaram para si a tarefa de manter viva a memória de Hassis, florianopolitano de coração que marcou a história das artes plásticas catarinenses com seu traço inusitado e sua técnica marcante. Falecido no início de 2001, Hassis deixou um vasto acervo de obras em diferentes suportes e estilos espalhadas pelo estado de Santa Catarina e pelo Brasil.

O espaço da Fundação Hassis é aberto ao público e promove eventos como exposições, palestras e lançamentos de livros. Atualmente, está aberta a exposição “Sendo Hassis”. Para saber mais sobre a agenda do local, siga o perfil no Instagram https://instagram.com/fundacaohassis?igshid=MzRlODBiNWFlZA==.

A instituição se mantém através de doação, mecenato pessoal, mecenato empresarial, leis de Incentivo (municipal, estadual, federal), apoio cultural, adoção e patrocínios. Para saber como colaborar, entre em contato pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (48) 98812-1036.

Serviço

Fundação Hassis

Endereço: Luiz da Costa Freysleben, 87 – Itaguaçu, Florianópolis – SC

Horário: De segunda a sexta-feira, das 13h30 às 17h.

O post Fundação Hassis recebe honraria pelo importante trabalho de preservação de patrimônio cultural e de educação por meio da arte em Florianópolis apareceu primeiro em Notícias de Florianópolis – Fique por dentro de Floripa | DeOlhoNailha.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.