Frente fria provoca alterações nas temperaturas durante a semana

Frente fria provoca alterações nas temperaturas durante a semana 1

A segunda-feira (05) começa com a presença de nevoeiros do centro ao leste do estado, que devem ser mais espessos e persistir durante grande parte do dia nas áreas costeiras, voltando a se intensificar entre o final da tarde e à noite. O dia terá predomínio de sol e variação de nuvens em grande parte do estado, mas nas áreas de divisa com o RS e regiões próximas, o dia deve apresentar maior nebulosidade e haverá condições para chuvas e temporais isolados, em função da influência de uma frente fria que seguirá atuando sobre o RS. O risco é baixo para ocorrências associadas a alagamentos e destelhamentos pontuais nestas áreas. Os ventos devem variar de noroeste a nordeste com fraca intensidade em grande parte do dia. No amanhecer, as temperaturas variam entre 10 e 16°C entre os planaltos e Meio-Oeste e entre 14 e 18°C nas demais áreas. À tarde, as máximas ficam entre 15°C e 21°C no Planalto Sul, 17°C a 22°C nas áreas costeiras e de 23°C a 30°C nas demais áreas, com os maiores valores entre o Grande Oeste, Planalto Norte, Vale do Itajaí e Litoral Norte.

TERÇA-FEIRA (06)

A terça-feira (06) inicia novamente com a formação de nevoeiros nas áreas litorâneas e do Vale do Itajaí, que dissipam na maioria das áreas, exceto naquelas muito próximas ao mar, onde ficam persistentes durante o dia e voltam a se intensificar no final do dia. O dia começa com condição para chuva entre o Litoral Sul e Planalto Sul, mas ao longo do dia, com o recuo das áreas de instabilidade para sul, em direção ao sul do RS e Uruguai, o tempo volta a apresentar melhoria nessas áreas. No restante do estado, predomínio de sol. O vento sopra com intensidade fraca a moderada de quadrante norte/noroeste, com rajadas de até 55 km/h entre o Oeste e o Litoral Sul com risco baixo para ocorrências associadas. As temperaturas mínimas variam entre 12°C e 20°C pelo estado. À tarde as máximas oscilam entre 20 e 25°C nos pontos mais altos dos planaltos e do Meio-Oeste, no Extremo Sul do Litoral Sul e nas áreas costeiras e de 24°C a 32°C nas demais regiões, com os maiores valores esperados para o Oeste e Litoral Sul.

QUARTA-FEIRA (07)

A quarta-feira (07) começa com a formação de nevoeiros entre as áreas litorâneas, Vale do Itajaí e na Grd. Florianópolis Serrana que dissipam ao longo da manhã. Nas áreas de divisa com o RS, espera-se aumento de nebulosidade ainda pela manhã e condições para pancadas de chuva e temporais isolados entre a tarde e a noite, em função do lento avanço da frente fria do RS em direção ao estado. O risco é baixo a moderado para ocorrências associadas a destelhamentos e alagamentos pontuais nas áreas próximas ao RS. Antes da chegada da frente fria, os ventos estarão predominantes de noroeste com rajadas entre 40 e 60 km/h entre o Grande Oeste e os planaltos, oferecendo risco baixo para ocorrências associadas. As temperaturas mínimas devem ocorrer à noite na maioria das áreas, variando entre 11°C e 15°C entre os planaltos, Meio-Oeste e Grd. Florianópolis Serrana e de 15°C a 19°C nas demais áreas. Já com relação às temperaturas máximas, elas variam entre 27°C e 30°C entre o Meio-Oeste, Planalto Norte, Vale do Itajaí e Litoral Norte e de 20°C a 25°C nas demais áreas.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Entre quinta (08) e sexta-feira (09), a passagem de uma frente fria pelo estado favorece a ocorrência de pancadas de chuva e temporais isolados com risco baixo a moderado para ocorrências associadas. Além disso, a aproximação de uma massa de ar frio de origem polar traz redução significativa das temperaturas no período.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.