UFSC participa de concurso nacional de qualidade do mel

Professora Ana Carolina Costa coordena o Laboratório de Química de Alimentos (LabQA) e desenvolve diversas pesquisas com mel. (Foto: Divulgação/CNA)

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) participou como membra do corpo de avaliadores de 190 rótulos de mel durante o concurso Prêmio CNA Brasil Artesanal. Os produtos vieram de 22 estados e do Distrito Federal e concorrem nas categorias claro e escuro. A etapa de avaliação ocorreu nos dias 25 e 26 de julho, em Brasília. A professora professora Ana Carolina Costa, do Departamento de Ciência e Tecnologia de Alimentos do Centro de Ciências Agrárias (CCA) foi uma das juradas na ocasião.

O prêmio é realizado pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em parceria com a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), Federação das Associações de Apicultores e Meliponicultores de Santa Catarina (Faasc), Confederação Brasileira de Apicultura e Meliponicultora (CBA) e Escola Brasileira de Apicultura e Meliponicultora (Ebram).

A professora apontou as propriedades nutricionais do mel como sendo muito variadas e que podem ser reconhecidas como terapêuticas. “O mel, apesar de ser um produto que é doce, que tem um sabor adocicado, é nutricionalmente muito importante com uma variedade de substâncias que têm benefícios para a saúde como, por exemplo, atividade antioxidante elevada, atividade anti-inflamatória e uma quantidade de minerais bastante significativa também, de acordo com a variedade do mel”.

Os jurados avaliaram às cegas, por meio de codificação individual, os 190 produtos inscritos no Prêmio CNA Brasil. As amostras foram identificadas apenas por um QR Code e código numérico. Cada jurado recebeu um tablet e, ao acessar o código, obteve acesso a um ambiente de avaliação do produto para atribuir as notas. Na avaliação técnica, o produtor inscrito no concurso vai receber um diagnóstico do seu produto aos moldes de uma consultoria, com pontos fortes e oportunidades de melhorias.

A segunda fase de avaliação do concurso será feita por um júri popular, onde ocorrerá a degustação por consumidores finais. A última etapa será a avaliação das histórias dos produtores rurais. Os dez produtos selecionados, cinco em cada categoria, vão receber certificados e prêmios. Os três primeiros vão ganhar também o Selo de Participação Ouro, Prata e Bronze.

Próxima fase

O Laboratório de Química de Alimentos (LabQA), coordenado pela professora Ana Carolina desenvolverá análises nas próximas semanas pra verificar se os vencedores estão aptos a ir para a próxima etapa. A professora qualifica essa oportunidade como “muito importante para ajudar a mudar a vida de muitos produtores brasileiros”.

 

com informações da CNA.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.