Convenções multiplicam homologação de candidaturas em todo o Brasil

Os eleitores serão os responsáveis pela escolha dos seus representantes municipais. A partir do voto no pleito de outubro, prefeitos (as) e vereadores (as), serão conhecidos / Foto: José Cruz / Agência Brasil

Vai rolar a festa com o gasto do fundo eleitoral e de promessas múltiplas nas campanhas eleitorais. Essas são algumas verdades em que os políticos que almejam ascender ao poder através do voto, não gostam que falem. Logo a propaganda gratuita irá entrar em todas as casas via TV, Rádio, redes sociais e demais meios possíveis. Dito isso, o lado prático, a partir das convenções, um a um estão sendo homologados os candidatos. Caberá ao eleitor escolher o melhor perfil para depositar o sagrado voto nas urnas, em outubro próximo, e assim, um certo nome irá se tornar prefeito (a) ou vereador (a). São as eleições municipais. Importantes, ao ponto de influenciarem nas eleições para Presidente e Governadores. Sim. O quadro eleitoral de 2026 irá passar inevitavelmente pelo cenário do resultado das eleições municipais. Por isso, o pleito de 2024, deve ser levado muito a sério. Os eleitores serão os influenciadores do futuro político da Nação.

Homologações de candidaturas em Santa Catarina

Em Santa Catarina, todos os 295 municípios, e mais a Capital, estão multiplicadas as convenções, e que levarão às campanhas eleitorais candidatos de todas as siglas partidárias. Nesta segunda-feira (05), último dia das convenções, estará praticamente fechada a distribuição do quadro eleitoral em todas as praças, salvo alguma modificação que pode ser efetivada até o dia 15 de agosto, no completo fechamento das atas e o definitivo registro dos nomes na Justiça Eleitoral.

Governador Jorginho Mello em Lages

Governador Jorginho Mello / Foto: Paulo Chagas

O governador Jorginho Mello estará em Lages nesta segunda-feira, 5, para participar da reunião da diretoria da Associação Empresarial do município, a ACIL. Na oportunidade, o governador apresenta um panorama geral sobre a Estação Inverno e as ações do Governo de Santa Catarina em Lages e na Serra Catarinense. O encontro está marcado para as 18h, na sede da ACIL. Em seguida, ainda na ACIL, às 19h, irá prestigiar a convenção que irá homologar o nome de Carmen Zanotto (Cidadania), à Prefeitura de Lages, do vice, o vereador Jair Junior (Podemos) e de todos os demais candidatos para a Câmara de Vereadores.

PSD de Lages se une ao União Brasil

Líder do PSD Raimundo Colombo hipoteca apoio a candidato do UB / Foto: Olivete Salmória

Sem nome para a sucessão de Antonio Ceron, o PSD decidiu se aliar ao União Brasil e apoiar a candidatura do ex-promotor de justiça, Lio Marin. A convenção ocorreu no sábado (3) na ACIL, oficializando também o vice, Vinícius Borges (Novo). Também, na ocasião, homologadas as candidaturas para vereador. Tecnicamente, Lio Marin é um estreante na política e evidencia a longa carreira como promotor de justiça, com atuação de 34 anos, e que, segundo ele, em defesa da lei e do combate ao crime e à corrupção. A particularidade está no trabalho a ser feito. O PP que tem Juliano Polese como vice na atual gestão, não participou da convenção.

Convenção MDB, DC e PSB oficializa candidatura de Elizeu

Ex-prefeito Elizeu Mattos (E) do MDB à Prefeitura de Lages – Foto: Carla Reche

O ex-prefeito Elizeu Mattos (MDB) que respondeu na justiça e ainda convive com processos judiciais recorrentes da Operação Águas Claras, em 2014, retorna ao cenário político e quer provar a inocência. Neste domingo, 4, na Câmara de Vereadores de Lages entusiastas partidários o referendaram na convenção com a homologação da candidatura. Elizeu vem forte. Escolheu como vice um dos maiores empresários de Lages, de sucesso no ramo de transportes, Gil Zappelline, e fortemente ligado ao conservadorismo. Na oportunidade foi oficializada também a coligação do MDB com Democracia Cristã e PSB. Nos últimos dias o nome de quem seria o vice de Elizeu criou grande expectativa. Havia a informação de que eram três os nomes envolvendo dois empresários e um advogado e professor. Na verdade, o nome do empresário já circulava no meio político de Lages e era tido como certo. Fato confirmado na convenção.

Em Chapecó a convenção do PSD confirma JR

PSD de Chapecó forma chapa pura / Foto: Instagram JR

A manhã de sábado (3), foi de enorme movimentação em torno da convenção do PSD, em Chapecó. Muita gente esteve no Teatro Municipal do Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo De Nês. O prefeito João Rodrigues está mais do que confirmado em busca da reeleição. Ao lado dele estará Valmor Scolari, também do PSD, como candidato a vice na chapa. A Convenção também teve a confirmação de partidos aliados, caso do PP, União Brasil, Podemos, Republicanos e PDT. A única observação que trago, e notória, é a complexa definição de outros candidatos adversários. Mesmo que entrem na disputa, sabem da difícil reversão de uma vitória já anunciado do pedessista. Porém, há possibilidade de que o PT, com do deputado Padre Pedro, possa ser o único concorrente na disputa em Chapecó. Nesta segunda-feira (5), o MDB fará a convenção do partido e confirmará a coligação na chapa “Chapecó Acima de Tudo”, ao lado do PSD. Por outro lado, o PL, abandonou a ideia de candidatura para prefeito e lançou apenas um time para a Câmara de Vereadores.

Já em Criciúma, Guidi estará nas urnas com o PL

Governador presente na homologação de Ricardo Guidi / Foto: Assessoria de Imprensa

A corrida eleitoral de Criciúma começa a consolidar oficialmente a partir das homologações dos candidatos. Na sexta-feira, 2, a oficialização da chapa do deputado federal Ricardo Guidi e Acélio Casagrande pelo PL de Criciúma. Pelas informações recebidas, a convenção do partido reuniu mais de duas mil pessoas na Associação da Imbralit. Naturalmente, o evento também oficializou também a nominata de vereadores da sigla. A convenção foi marcada pela presença do governador Jorginho Mello, dos deputados Daniel Freitas, Jessé Lopes e Júlia Zanatta. Curiosamente foi somente durante o pronunciamento do governador Jorginho Mello que Casagrande foi anunciado para compor como vice. No mesmo local o Republicanos também definiu a chapa de pré-candidatos a vereador. O PRD também se une ao projeto de Guidi.

MDB ressurge com chapa pura em Criciúma

Foto: divulgação / Assessoria

A convenção do MDB ocorreu na manhã de sábado, no bairro Vila Manaus e oficializou para a campanha, os candidatos Paulo Ferrarezi e Aníbal Dário, a prefeito e a vice, respectivamente. Ambos vão encarar o desafio com chapa pura. Cerca de 200 pessoas testemunharam o evento político. Havia anteriormente uma possibilidade de compor com o Partido Liberal, com a indicação do vice, mas não houve ajuste na compatibilidade dos interesses dos liberais, que entendeu que a chapa ficaria fragilizada. Seja como for, o MDB tem personalidade e deve atuar criando forte presença na política local, polarizando com PL e o PSD. Por fim, há certa preocupação do partido quanto à nominata dos candidatos a vereadores. E, mais adiante, será possível visualizar se terá musculatura para se sustentar na campanha.

Vaguinho Espíndola e Salésio Lima para a Prefeitura de Criciúma

Coligação “Criciúma acima de tudo!”, com PSD, PSDB, União Brasil, Podemos e PDT, reuniu perto de 4 mil pessoas / Foto: Assessoria de Imprensa

Noutra grande convenção em Criciúma, na noite de domingo, a homologação da coligação “Criciúma acima de tudo!” – composta por PSD, PSDB, União Brasil, Podemos e PDT. Na ocasião, foram homologados os nomes de Vaguinho Espíndola e o vereador Salésio Lima, prefeito e vice respectivamente, à Prefeitura de Criciúma. O evento, contou com lideranças estaduais dos partidos, e reuniu mais de 4 mil pessoas para o ato no AM Master Hall. Assim, com chapa pura, o PSD entra com forte composição para suceder o atual prefeito Clésio Salvaro. E, por falar no prefeito, ele fez um discurso acalorado, em que evidenciou a proporção da convenção e o empenho em levar o projeto pela continuidade adiante. Por fim, tem sido uma marca rotineira, a presença do prefeito de Chapecó, João Rodrigues nas convenções do PSD. A presença dele pelo estado tem lá suas razões. Uma delas e a principal, a estadualização da imagem do prefeito oestino, sob a possibilidade de se tornar o candidato do PSD ao Governo do Estado, em 2026.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.