Fraudes envolvendo serviços funerários levam à prisão de 7 pessoas em Criciúma

Foto: MPSC

Operação deflagrada pelo GAECO cumpriu 38 mandados de busca e apreensão em 8 cidades

Sete pessoas foram presas preventivamente em Criciúma, no Sul de Santa Catarina, na manhã desta segunda-feira (5). Elas ocorreram em uma operação do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) e o Grupo Especial Anticorrupção (GEAC) contra uma possível organização criminosa que praticaria delitos contra a administração pública e licitações, além de lavagem de dinheiro, dentre outros.

A chamada operação “Caronte” parte de uma investigação instaurada pela Promotoria de Justiça de Criciúma, visando apurar delitos envolvendo a prestação de serviços funerários. Com o surgimento de um investigado com prerrogativa de foro perante o Tribunal de Justiça de Santa Catarina, a investigação passou a tramitar na Subprocuradoria-Geral de Justiça para Assuntos Jurídicos.

 

Ao todo, foram cumpridos 38 mandados de busca e apreensão, além do afastamento do cargo público de dois investigados. O prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro (PSD), foi um dos alvos de buscas em sua residência. Mandados foram cumpridos também em Florianópolis, Içara, Itapema, Jaraguá do Sul, Palhoça, São José, além de Itati, no Rio Grande do Sul.

Os presos foram submetidos ao exame de corpo de delito e serão encaminhados para audiências de custódia. A diligência conta com o apoio técnico da Polícia Científica de Santa Catarina para agilizar a confecção e conclusão dos laudos periciais com a extração das evidências digitais dos materiais apreendidos.

A investigação tramita atualmente em segredo de justiça, por isso, maiores informações não foram divulgadas.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão

Em nota sobre as buscas realizadas na Prefeitura de Criciúma, a Administração Municipal confirmou as diligências e “reitera que, até o momento, não possui informações concretas sobre a finalidade da operação em órgãos da Prefeitura de Criciúma. A Administração Municipal está colaborando com as solicitações feitas e trará mais informações em breve”.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.