
O MDB confirmou neste domingo (4), durante convenção partidária, o nome de Carlos Chiodini como candidato da legenda à Prefeitura de Itajaí. A oficialização ocorreu na Sociedade Tiradentes. O partido tem até 15 de agosto para enviar os dados à Justiça Eleitoral.

MDB confirma Chiodini como candidato à prefeitura de Itajaí – Foto: Reprodução/ND
Márcio Dedé, do União Brasil, será o candidato a vice na chapa. A convenção também confirmou os seguintes partidos na coligação:
- PDT
- Mobiliza
- Solidariedade
- União Brasil
Mesmo com a saúde frágil, o prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni, fez questão de marcar presença acompanhado do vice, Marcelo Sodré. “Foi na nossa gestão que Itajaí conquistou o título de maior economia de Santa Catarina. Para que a cidade continue evoluindo, precisamos de gente competente para administrá-la”, disse Sodré.
“Trabalhar por Itajaí se tornou uma missão de vida. Os que estão aqui hoje é porque acreditam no nosso projeto, de colocar Itajaí em primeiro lugar. Nossa cidade tem vocação para ser uma verdadeira potência econômica, com geração de empregos, saúde, educação, segurança e infraestrutura de qualidade”, declarou Chiodini.
De acordo com o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), os pretensos candidatos precisam ter os nomes aprovados em convenções para terem seus documentos enviados à Justiça Eleitoral, responsável por julgar e homologar as candidaturas.
Quem é Carlos Chiodini, candidato do MDB à Prefeitura de Itajaí
Carlos Alberto Chiodini é empresário, formado em Gestão Pública e nasceu em Jaraguá do Sul. Seus pais, Ângelo e Ita, trabalhavam como comerciantes e desde cedo transmitiram valores marcantes na educação do filho, como simplicidade, disciplina e o amor pelo trabalho.

Chiodini já foi deputado Estadual por dois mandatos – Foto: Arquivo NDTV
Em 1999, aos 17 anos, Chiodini ingressou na vida política, filiando-se ao então PMDB e permanecendo fiel ao partido, uma das bandeiras que defende com muita energia.
Em 2010, se elegeu pela primeira vez como deputado estadual, com 40.241 votos, e pela segunda vez em 2014, com 49.233 votos, 23% a mais que na eleição anterior. No final do mesmo ano, recebeu o convite para comandar a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS) de Santa Catarina.
Eleições 2024: O que faz um prefeito?
De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral, o prefeito tem a função de administrar a cidade por meio da arrecadação de taxas e impostos para custear as políticas públicas em diversas áreas de competência do município, como:
- Limpeza
- Iluminação pública
- Sistema de transporte urbano
- Serviços de saúde municipal
- Educação infantil e ensino fundamental
- Formação da guarda municipal
Cabe ao administrador municipal validar as leis aprovadas na Câmara Municipal (Câmara dos Vereadores) e também vetar e elaborar propostas de lei, quando necessário.