
Quem nunca se sentiu cheio, com estômago alto e barriga inchada que “atire a primeira pedra”. Ao comer além da conta ou misturar diferentes tipos de alimentos, é comum ter sintomas como gases, estufamento, inchaço e até mesmo refluxo.
Para melhorar o processo digestivo e de quebra ainda diminuir o inchaço na barriga, uma bebida é indicada. É o que explica o médico Renato Silveira.

Chá “seca barriga” em questão de minutos – Foto: Reprodução
Segundo Renato, a receita do chá que “seca gordura” alivia o sintoma em questão de minutos. Porém, o ideal é que ele seja tomado durante alguns dias para manter o organismo em ordem, aliado a uma dieta baixa em produtos refinados, como a farinha de trigo.
“Quando você está desse jeito você pode demorar até 3 dias para fazer esse processo de digestão completa ao misturar farinha e gordura. Ao fazer esse processo que eu ensinei, você consegue uma digestão muito mais eficaz, já que desinflama e reorganiza o processo de ação das suas enzimas”, explica.
O principal ingrediente do chá é o orégano, um potente ativo para desinflamar as mucosas do estômago e intestino. “Quando a mucosa está inflamada ela começa a ter uma sinalização de ocitocina para reparar esse processo inflamatório, o que retém uma grande quantidade de água e acaba inchando e alterando o Ph da região”, enfatiza.
Ingredientes do chá “seca gordura”
- 2 colheres de sopa de folha de orégano
- 200ml de água
- 1/2 limão
- 2 gotas de óleo essencial de menta piperita (que possa ser ingerido) ou chá com 10 folhas de hortelã
Modo de preparo
- Ferva a água
- Coloque o orégano, tampe a panela e deixe descansar por 10 minutos
- Adicione o suco do limão e o óleo essencial
- Caso opte pelo chá de hortelã no lugar do óleo essencial, basta adicionar as folhas à mistura e deixar descansar por mais 10 minutos
Importante: este conteúdo não substitui avaliações profissionais com médicos ou outros especialistas nas áreas de saúde e bem-estar.