Paris 2024: Pai de boxeadora apontada como trans mostra certidão para provar que filha é mulher

Após a polêmica envolvendo a argelina Imane Khelif e a italiana Angela Carini, que levantou questionamentos sobre o gênero de Khelif, o pai da atleta apresentou sua certidão de nascimento para confirmar que ela é mulher.

Boxeadora Imane Khelif após ganhar luta

Boxeadora Imane Khelif ganhou após desistência de italiana – Foto: Divulgação/ND

Os questionamentos surgiram após a luta entre Imane Khelif e Angela Carini, marcada por controvérsias. Durante o combate, Carini pediu tempo após ser atingida por um golpe de Khelif.

Imane Khelif durante Olimpíadas de 2024 – Foto: Divulgação/ND

Depois da breve pausa, a luta recomeçou e Khelif acertou novamente a adversária, levando Carini a desistir definitivamente, com o apoio do técnico, aos 46 segundos de combate.

Antes do anúncio oficial da vitória de Khelif, Angela Carini foi ouvida gritando: “Não é justo, não é justo”. Em duas ocasiões, Khelif tentou cumprimentar Carini, que recusou.

Pai de boxeadora afirma que ela é mulher e criada como mulher

Para esclarecer os rumores, o pai de Khelif apresentou a certidão de nascimento da filha, confirmando que Imane nasceu mulher e foi criada como mulher.

Imane Khelif adulta e criança

Imane Khelif nas Olimpíadas e quando criança – Foto: Reprodução/ND

Além dela, a atleta taiwanesa Yu-Ting Lin também enfrentou acusações semelhantes após a Associação Internacional de Boxe retirar as duas atletas de uma competição em 2023.

O presidente da COI (Comitê Olímpico Internacional), Thomas Bach afirmou que não existem dúvidas sobre as boxeadoras serem mulheres. Além disso, prosseguiu que “o que se vê agora é que alguns querem ser donos da definição de quem é uma mulher”.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.