FOTOS: Cobra-coral-verdadeira, a mais peçonhenta do Brasil, é encontrada em rua de Blumenau

Uma cobra-coral-verdadeira, uma das mais peçonhentas do Brasil, foi encontrada em Blumenau nesta segunda-feira (5). O animal tinha de 70 centímetros e estava na calçada de uma via pública do município.

Cobra-coral-verdadeira sendo trasportada

Serpente foi avistada em Blumenau nesta segunda-feira (5) – Foto: CBMSC/Reprodução/ND

Coral-verdadeira foi resgatada pelos bombeiros

O Corpo de Bombeiros Militar foi chamado ao local para efetuar o resgate do animal e transportá-lo até um lugar seguro.

A serpente foi encontrada na rua Teresa Fischer, uma transversal da rua Gustavo Zimmerman, no bairro Itoupava Central. Ela foi prontamente devolvida ao seu habitat natural.

Cobra-coral-verdadeira em seu habitat natural

Coral-verdadeira foi devolvida para seu habitat natural – Foto: CBMSC/Reprodução/ND

Serpente é uma das mais venenosas do Brasil

De acordo com o Instituto Butantan, a coral-verdadeira (gênero Micrurus) tem um padrão de cores característico: desenhada por listras que intercalam preto, vermelho e branco, sendo que algumas espécies da região amazônica também apresentam listras amareladas.

A coloração não é à toa: seu objetivo é sinalizar aos predadores já de cara que ela é perigosa. Na natureza, esse tipo de recurso se chama coloração de advertência ou aposematismo.

Considerada uma das serpentes mais peçonhentas do território brasileiro, a coral-verdadeira tem um veneno de alta toxicidade que afeta diretamente o sistema nervoso. Se uma pessoa é picada, os primeiros sintomas são dormência no local, visão turva e dificuldade na fala.

Porém, lentamente, a peçonha começa a afetar o restante do sistema nervoso, provocando paralisia de músculos importantes, como coração e diafragma – esse último, por exemplo, é um órgão importante que auxilia na respiração.

Cobra-coral-verdadeira em seu habitat natural

Seus hábitos alimentares fogem do usual: incluem presas alongadas, como lagartos sem patas, cecílias e outras cobras – Foto: Instituto Butantan/Reprodução/ND

Apesar de representar todo esse perigo, a cobra-coral-verdadeira é muito tímida e vive geralmente escondida entre a vegetação rasteira, buracos no chão e debaixo de pedras. Além disso, é um animal tranquilo, que em raras ocasiões ataca.

Se encontrar uma possível coral, não tente diferenciá-las. Afaste-se do local o mais rápido possível. Se estiver em ambiente urbano, avise as autoridades responsáveis. Caso seja picado por uma coral-verdadeira, busque atendimento médico imediatamente.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.