Imetro aprova bancada de aferição de hidrômetros da CASAN

Imetro aprova bancada de aferição de hidrômetros da CASAN 1

A validação do Imetro (Instituto de Metrologia de Santa Catarina) é necessária para muitos produtos e instrumentos de medição, garantindo que estejam de acordo com as exigências técnicas e legais obrigatórias. Por isso, nesta segunda e terça-feira (5 e 6), o Imetro fez a inspeção periódica na bancada de verificação de hidrômetros da CASAN (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento), garantindo que tudo está dentro dos padrões.

No Laboratório de Hidrometria, localizado no Almoxarifado Central em São José, é onde são inspecionados os hidrômetros, quando ocorre alguma a suspeita seja pelo consumidor ou a própria Companhia, de algum problema com a medição de água consumida. Lá na bancada de aferição, os hidrômetros são conectados a um tubo onde uma quantidade meticulosa de água os atravessa para conferir se a medição feita é a mesma da injetada.

Através de inspeções de temperatura, vazão e estanqueidade, a equipe do Imetro verifica se o equipamento segue os padrões previstos. Essa inspeção é feita anualmente, e essa bancada da CASAN mais tecnológica, instalada há um ano, teve a primeira inspeção para autorizar o seu funcionamento e agora está aprovada com validade pelos próximos 12 meses. “É um serviço para dar credibilidade e confiabilidade metrológica para o serviço executado pelos técnicos da CASAN”, afirma o metrologista Fiscal e Supervisor Regional da Grande Florianópolis do Imetro, Evaldo Luiz.

Esse processo também valida o trabalho feito pelo Laboratório de Hidrometria da CASAN, comprovando eficiência, segurança e qualidade do serviço prestado. Para o técnico mecânico, Levi Borges Minsky, essa é uma conquista para toda a Companhia. “Ficamos contentes que o Imetro aprovou a nossa bancada, isso mostra que o trabalho de toda equipe e da Companhia é confiável, trazendo segurança ao consumidor que solicita o serviço de inspeção do hidrômetro”.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.