Forças de segurança se preparam para receber Lula em Itajaí

As forças de segurança em Itajaí, Litoral Norte de Santa Catarina, se preparam para receber o presidente da República, Luiz Inácio da Silva (PT), na tarde desta sexta-feira (9).

A Polícia Federal informou que participará do esquema de segurança em apoio à Marinha do Brasil, tanto na segurança marítima, com o uso de lancha do Nepom/IJI, bem como na terrestre, com viaturas e policiais federais da Diretoria de Proteção à Pessoa.

Imagem de Lula discursando; presidente deve chegar a Itajaí nesta sexta-feira

Lula deve chegar a Itajaí às 15h desta sexta-feira (9) – Foto: Ricardo Stuckert/PR

Além disso, o trabalho será conjunto com o GSI (Grupo de Segurança Institucional) da presidência da República, representado por integrantes das forças armadas. Números de viaturas e efetivo não são divulgados.

Já a Polícia Militar informou que estão realizando reuniões com a Marinha para verificar como poderão auxiliar. Quanto a quantidade de efetivos e viaturas, os agentes ainda não conseguem mensurar, depende de como vai ser a visita.

Imagem mostra policial federal

Polícia Federal vai integrar esquema de segurança de Lula em viagem a Itajaí – Foto: Polícia Federal/Reprodução/ND

Brasília não divulgou nada a respeito do esquema de segurança durante a visita do presidente, justamente por questões de segurança.

Trânsito

A Coordenadoria de Trânsito de Itajaí (Codetran), informou que vai atuar dependendo da rota a ser utilizada, o que pode causar intervenções durante a escolta presidencial.

O que o Lula vem fazer em Itajaí

A assessoria de imprensa da Marinha do Brasil confirmou ao ND Mais que Lula visita à cidade na tarde desta sexta-feira (9), para o lançamento da F200 Fragata Tamandaré na thyssenkrupp Estaleiro Brasil Sul.

Além do Chefe do Executivo brasileiro, devem estar presentes no evento outras autoridades como ministros, deputados e militares.

Imagem de Lula

Lula virá a Florianópolis e depois a Itajaí – Foto: José Cruz/Agência Brasil/ND

A ocasião marca o lançamento da primeira das quatro fragatas previstas no Programa Fragatas Classe “Tamandaré” (PFCT), tido pela Marinha como o mais moderno e inovador projeto de construção naval desenvolvido com a expectativa de gerar cerca de 2 mil empregos diretos e 6 mil indiretos.

O navio que será lançado às águas nesta sexta é a primeira embarcação da Classe, teve seu primeiro corte de chapa em setembro de 2022, e a expectativa é de que ela seja incorporada à Marinha em 2025.

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.