Fantástico Caramelo chega firme com novo álbum e honra o legado da cena de Rio do Sul

Eu acredito piamente que todo entusiasta da música catarinense teria que ir pelo menos uma vez na vida visitar Rio do Sul. Sim, ali é uma das cenas mais criativas e históricas, especialmente no âmbito do rock autoral independente. É a cidade do antológico festival Tschumistock, das bandas Liss, Apicultores Clandestinos, Costeletas, Homem Lixo e Fantástico Caramelo– essa uma a grata surpresa da atual geração e que está prestes a lançar seu novo álbum “Nas Colinas Astrais”.

Como aperitivo, a banda liberou para uma audição aqui no blog o single “Formigas Australianas”, que é a faixa que abre o novo álbum. Uma canção deliciosa, delicada e carregada de texturas, um indie rock e pop que, a exemplo dos singles anteriores já lançados (está no Spotfy e YouTube), me deixou especialmente animado com o que virá em “Nas Colinas Astrais”.

Da cena autoral de Rio do Sul você pode esperar sempre pelo melhor, como a banda Fantástico Caramelo, que nesta sexta lança seu segundo álbum “Nas Colinas Astrais” nesta sexta nas plataformas digitais. Ouça com muito carinho! – Foto: Eduardo Pasqualini/Divulgação

Ouça “Formigas Australianas”

Criatividade e originalidade para nominar bandas, músicas e discos parece ser uma marca registrada dos artistas e grupos catarinenses, especialmente no rock (vide Exclusive Os Cabides). Via de regra há histórias, vivências e inspirações bem particulares nestas iniciativas. Com “Formigas Australianas” não foi diferente, conforme relata a vocalista da banda Nayara Lamego:

Essa música é a minha favorita do álbum. Ela é cheia de enigmas e tem um instrumental de tirar o fôlego. A letra nasceu a partir de um improviso com o Henrique [guitarrista da banda], e tudo começou por causa de uma entrevista que assistimos no YouTube durante a vacinação contra a COVID-19. Na entrevista, um garoto disse: ‘Você não vai virar um jacaré, nem uma formiga australiana’. Isso foi o suficiente para inspirar o refrão

Henrique Marquez, que assina a composição ao lado de Nayara Lamego, complementa:

Estávamos assistindo alguns vídeos sobre a teoria de Ratanabá e as pirâmides da Amazônia quando surgiu na minha cabeça: ‘Eu tive um sonho, estava na pirâmide da selva amazônica’. A Nayara incluiu as formigas australianas e a música foi ganhando forma. Também lembro que estávamos ouvindo ‘Uma Tarde na Fruteira’, do Júpiter Maçã, e a Nay fez o trocadilho ‘Uma Noite na Fogueira’, que dá início à música. E por aí vai, cada parte tem uma referência.

Sobre a Fantástico Caramelo

Em atividade desde 2020, a banda radicada em Rio do Sul (SC), Fantástico Caramelo, é formada por Nayara Lamego (voz), Henrique Marquez (guitarra), Gabriel Alves (guitarra e sintetizador), Diego Pereira (baixo) e Marcelo Sutil (bateria).

Seu álbum de estreia, “Em Quatro Três Dois” (2021), os colocou em destaque entre os nomes do cenário musical alternativo brasileiro, além de ter rendido uma premiação de 1º Lugar no Festival da Canção Entre Rios, na categoria Música Autoral, com o single “Pura Conexão”; e a exibição do clipe de “Tchuru” no Canal Bis.

Em 2024, o grupo apresenta seu segundo disco de estúdio, “Nas Colinas Astrais”, antecipado pelos singles “Alquimia”, “Goteira de Amor”, “Melhor Assim”, “Spaceship”, “Quase Virei Astróloga”, “Salada de Flores” e “Antes dos 30”.

Ficha Técnica do single “Formigas Australianas”

Produção: Rafael Rossetto
Voz e Letra: Nayara Lamego
Guitarra e Letra: Henrique Marquez
Guitarra e Synth: Gabriel Alves
Baixo: Diego Pereira
Bateria: Marcelo Sutil
Técnico de gravação: Álvaro Paz
Mixagem: Rafael Rossetto e Nico Braganholo
Masterização: Nico Braganholo
Gravado em Curitiba/PR no Nico’s Studio
Produção executiva: Nayara Lamego e Henrique Marquez

Adicionar aos favoritos o Link permanente.