Saiba até quando deve fazer frio em Santa Catarina

Foto: The Weather Channel/Reprodução

Atuação de ciclone extratropical intensifica ventos e riscos em alto mar

O tempo gelado em Santa Catarina proporcionou temperaturas abaixo de zero em algumas cidades. Na madrugada desta segunda-feira (12), o recorde de frio foi registrado em Urupema, com -3.4ºC, seguida por São Joaquim (-1.8ºC) e Monte Castelo (-0.1ºC). Os dados foram registrados pelas estações meteorológicas da Epagri/Ciram e Inmet.

Segundo a Defesa Civil de Santa Catarina, o frio intenso provocado por uma passa de ar polar deve persistir pelo menos até a quarta-feira (14). Devido ao reforço trazido por uma nova massa de ar frio, o amanhecer de terça-feira (13) será mais gelado do que o desta segunda, com temperaturas mínimas próximas e abaixo dos 0°C do Extremo Oeste aos planaltos e demais regiões serranas. A quarta-feira segue com temperaturas mínimas baixas em todo o estado, porém o frio diminui em relação ao dia anterior.

 

Um aviso meteorológico também foi emitido pela Defesa Civil sobre a atuação de um ciclone extratropical distante da costa a partir desta segunda-feira. São esperados ventos persistentes e intensos de quadrante sul em alto mar, deixam o mar grosso e com risco de ressaca no Litoral Sul catarinense. A expectativa é de ondas de sul entre 3,5m e 5,0m, com picos de até 6m em alto mar. Na Grande Florianópolis, o mar fica muito agitado com ondas entre 2,5 e 3,5m e picos de até 4m em alto mar. No Litoral Norte, o mar fica agitado, com alturas entre 2,0 e 3,0m.

Imagem: Defesa Civil

Confira a previsão para os próximos dias

Terça-feira

Na terça-feira (13), a massa de ar seco e frio ganha força no estado, deixando o frio ainda mais intenso no amanhecer, principalmente na porção entre o Meio-Oeste e planaltos, onde as mínimas variam de -1 a -5°C. Nas demais regiões, mínimas de 0 a 7°C, com exceção das áreas costeiras, onde ficam na casa dos 10°C. Novamente há condições para a formação de geada ampla no início do dia. À tarde, as máximas sobem um pouco mais em comparação a esta segunda, variando entre 17 e 20°C no Grande Oeste e entre 10 e 16°C nas demais áreas.

O vento perde força gradualmente no decorrer do dia, mas o mar continua muito agitado e com risco de ressaca entre o Litoral Sul a Grande Florianópolis. O risco é alto a muito alto para ocorrências relacionadas à erosão costeira e ressaca.

Quarta-feira

A quarta-feira será mais um dia de tempo firme no estado, no entanto, o ar frio começa a perder força. Apesar de o amanhecer ainda ser frio, as temperaturas negativas, entre 0 e -3°C, devem ficar restritas apenas às áreas serranas, principalmente nos planaltos. Entre o Meio-Oeste, Vale do Itajaí e Norte catarinense as mínimas variam de 1 a 6°C e oscilam entre 7 e 12°C no Oeste e litoral. A tarde será ensolarada e de temperaturas amenas, entre 20 e 23°C em boa parte do estado.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão

A agitação marítima também diminui em todo o litoral, mas ainda são esperadas ondas de até 3,5m no Litoral Sul e até 3,0m na Grande Florianópolis. O risco é moderado a alto para ocorrências relacionadas à agitação marítima.

Quinta e sexta-feira

O tempo segue estável entre a quinta (15) e a sexta-feira (16), com temperaturas baixas no amanhecer. Já durante as tardes, os ventos de norte favorecem aumento das temperaturas, principalmente na sexta, quando as máximas se aproximam dos 30°C no estado.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.