Agosto Branco: mês de conscientização sobre câncer de pulmão

O câncer de pulmão é o segundo mais comum em homens e mulheres no Brasil. A campanha Agosto Branco faz um alerta para um dos cânceres mais incidentes na população: o câncer de pulmão.

No programa Giro ND desta segunda-feira (12), Sabrina Aguiar entrevistou o médico oncologista do Hospital Dona Helena, Felipe Leonardo Estati, que comentou sobre a prevenção e os tratamentos.

São mais de 30 mil novos casos de câncer de pulmão a cada ano e quase 30 mil mortes. O tabaco é a principal causa desse câncer, seguido de outros fatores como tabagismo passivo, exposição a determinadas toxinas e histórico familiar.

Em agosto, também ocorre o Dia Nacional de Combate ao Fumo, em 29 de agosto. Em quase 90% dos casos diagnosticados, o câncer de pulmão está associado ao consumo de derivados de tabaco.

Os trabalhadores rurais, da construção civil, da mineração, das indústrias (de metais pesados, borracha, papel, vidro), mecânicos, eletricistas, pintores, soldadores, entre outros, também podem apresentar um risco maior para o desenvolvimento deste câncer.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.