Entidades manifestam pesar e decretam luto pela morte de Ruy Hülse: ‘legado inestimável’

Após a morte do empresário e ex-prefeito de Criciúma, Ruy Hülse, nesta segunda-feira (12), aos 98 anos, entidades da região manifestaram pesar. Ele era filho do ex-governador de Santa Catarina, Heriberto Hülse, e fundou a Fucri (Fundação Educacional de Criciúma).

Ruy Hülse, ex-prefeito de Criciúma

Ruy contribuiu para o desenvolvimento de Criciúma em diversos âmbitos – Foto: Siecesc/Carvão+/Divulgação/ND

A criação da instituição, em 1968, atual Unesc (Universidade do Extremo Sul Catarinense), está entre os diversos feitos de Hülse. “Se eu nada tivesse feito como prefeito, e tivesse implantado a Fucri, que deu origem à Unesc, eu já estaria realizado”, disse à época.

“Ruy Hülse deixa um legado inestimável, não só em Criciúma, mas em todo o estado de Santa Catarina. Ele foi um visionário, um catalisador de mudanças e um verdadeiro defensor dos interesses de nossa cidade”, salientou a reitora da Unesc, Luciane Ceretta.

Em nota, a Satc e o Carvão+/Siecesc (Sindicato da Indústria de Extração do Carvão do Estado de Santa Catarina) também divulgaram um texto de pesar, em homenagem ao presidente de honra. Tanto a Satc quanto a Unesc decretaram três dias de luto oficial.

“O Dr. Ruy foi um ícone na cidade, uma pessoa que sempre olhou a educação como um dos pilares do desenvolvimento na região, tanto que contribuiu por mais de 30 anos com a Satc. As pessoas o olhavam com enorme carinho e respeito”, disse o o diretor executivo da Satc e presidente da ABCS (Associação Brasileira do Carbono Sustentável), Fernando Luiz Zancan.

Ruy Hülse morreu nesta segunda-feira (12) – Foto: Fiesc/Divulgação/ND

Assim como as outras instituições, a Prefeitura de Criciúma, em nome do prefeito Clésio Salvaro, e do vice-prefeito, Ricardo Fabris, decretou luto oficial de três dias em todo o território municipal.

Todas as repartições públicas municipais de Criciúma deverão estar com as bandeiras hasteadas a meio-mastro durante o período de luto oficial. “Nossos mais profundos sentimentos aos amigos e familiares”, disse o texto de pesar.

Em 2009, Ruy foi condecorado pela Fiesc (Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina) com a Ordem do Mérito Industrial de Santa Catarina.

“Ele foi um incansável defensor do setor carbonífero catarinense Também tem uma bela história dedicada à educação, pois sabia que dela depende a construção de um estado mais desenvolvido”, destacou o presidente da Fiesc, Mario Cezar de Aguiar.

O legado de Ruy Hülse

Hülse deputado estadual por três mandatos, presidente da Alesc (Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina) e assumiu, de forma interina, o cargo de governador do Estado de Santa Catarina, em 1960.

No comando da prefeitura de Criciúma, Ruy Hülse realizou importantes ações para o desenvolvimento do município de Criciúma, como a implantação da Praça do Congresso e a urbanização da área central da cidade.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.