Dispositivo da Nasa protege a Terra de colisões de asteroides; saiba como

Você sabia que a NASA possui missões de ação preventiva que conseguem desviar a órbita da Terra de perigos, como asteroides? Antes de mais nada, alguns cometas classificados como “potencialmente perigosos” pelo sistema Sentinel do órgão e pelo programa da ESA (Segurança Espacial da Agência Espacial Europeia).

NASA tem dispositivos que evitam o ataque de cometas – Foto: Freepik/Divulgação/ND

Vale ressaltar que a NASA define os cometas como corpos celestes rochosos, de formato irregular e tamanho pequeno, que habitam o sistema solar há mais de 4,6 bilhões de anos.

NASA revela localização dos dispositivos – Foto: Reprodução/Internet

A maioria deles está localizada no cinturão de asteroides, entre Marte e Júpiter, embora alguns compartilhem órbitas com planetas ou tenham trajetórias próximas à Terra.

Sendo assim, um exemplo recente de ação preventiva da NASA foi a missão DART da NASA, que conseguiu desviar a órbita do cometa Dimorphos.

Agências espaciais estão focadas na trajetória dos asteroides

Atualmente, as agências espaciais estão focadas na trajetória do cometa Apophis, que tem 375 metros de diâmetro e passará a cerca de 32 mil quilômetros da Terra em 13 de abril de 2029.

As agências espaciais estão focadas na trajetória do cometa – Foto: Reprodução/ND

Embora não haja risco de colisão, essa passagem será um evento raro e importante para a ciência e defesa planetária, permitindo estudos detalhados da composição e estrutura do cometa.

A ESA e a NASA planejam enviar missões para estudar Apophis de perto. A missão RAMSES da ESA deve chegar ao cometa em fevereiro de 2029, enquanto a missão OSIRIS-APEX da NASA, uma extensão da missão OSIRIS-Rex, também estudará Apophis após trazer amostras do asteroide Bennu de volta à Terra.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.