Primeira toalha de algodão rastreável do Brasil é lançada por gigante têxtil de Joinville

A Döhler, gigante têxtil de Joinville, no Norte catarinense, lançou a primeira toalha de algodão rastreável do Brasil. A ideia é que o consumidor acompanhe todo caminho percorrido pelo produto, desde matéria-prima até a prateleira.

Primeira toalha de algodão rastreável do Brasil é lançada por gigante têxtil de Joinville – Foto: Döhler/Divulgação/ND

Com o escaneamento do QR Code na etiqueta, por exemplo, o consumidor poderá conhecer as fazendas onde o algodão foi cultivado, além de acompanhar o processo de fiação, tecelagem e a confecção final da peça.

Segundo a indústria, todos os elos da cadeia são mapeados pelo SouABR, programa de rastreabilidade, lançado pela Abrapa (Associação Brasileira dos Produtores de Algodão) e pelo movimento Sou de Algodão, que comprova que 100% do algodão usado na fabricação da toalha tem certificação socioambiental ABR (Algodão Brasileiro Responsável).

Toalha de algodão rastreável traz inovação para o mercado

“Fomos pioneiros em diversas iniciativas e continuamos avançando para entregar produtos cada vez mais saudáveis. A toalha Marrocos é um exemplo da nossa preocupação com o meio ambiente e cuidado com as pessoas”, frisa Marco Aurélio Braga, head de Comunicação e Marketing da companhia.

Primeira toalha de algodão rastreável do Brasil é lançada

Indústria têxtil catarinense investe em pesquisa, tecnologia e boas práticas ambientais para oferecer produtos têxteis mais sustentáveis, mantendo a excelência da marca – Foto: Dohler/Divulgação/ND

Origem do algodão usado

A empresa destacou também que só compra algodão de fazendas nacionais certificadas. Esses locais adotam cuidados com o solo, com as áreas de preservação e com a água, além de atestarem que não usam trabalho infantil nem análogo à escravidão durante todo o processo.

+ Brasil inova na produção de algodão com modelo sustentável

“O algodão que usamos tem certificação socioambiental comprovada e agora será possível visualizar toda a cadeia por trás da peça, algo que nos deixa muito orgulhosos e fortalece o compromisso da marca com a ética e transparência”, acrescenta Braga.

Produção voltada para o cuidado com meio ambiente e bem-estar social

A responsabilidade na produção, inclusive, existe desde 2012, graças ao programa ABR que, ao longo de mais de 10 anos, acompanha as mudanças na legislação e nas normas ambientais e trabalhistas.

O engajamento da cadeia produtiva e o compromisso com a melhoria contínua nos índices de certificação e qualidade do algodão, trouxeram resultados robustos e consistentes.

“Na safra 22/23, 82% da produção recebeu a certificação ABR. Isso representa 374 fazendas em 82 municípios brasileiros, comprometidos em atender às exigências do mercado e à demanda de um consumidor final cada vez mais informado e engajado com a sustentabilidade”, destaca Alexandre Schenkel, presidente da Abrapa.

Conheça o processo de fabricação da toalha inovadora

Para fabricar os primeiros lotes de lançamento da toalha Marrocos, foram utilizados 100 fardos de algodão, totalizando 22 mil kg de pluma, vindos de duas fazendas do Mato Grosso.

Esse algodão se transforma em fio e depois tecido. No primeiro lote, foram confeccionadas 675 toalhas, mas a previsão é chegar a 74 mil peças nessa primeira fase.

Além de 100% rastreável, a toalha Marrocos reúne atributos que tornam o produto ainda mais especial: com excelente gramatura, possui alta absorção, toque macio e está disponível em seis cores.

A intenção da Döhler é continuar avançando em linhas de produtos dentro do conceito “Fio Verde”, que reúne diversas iniciativas sustentáveis.

“Entendemos que esta é verdadeira revolução da indústria. Reduzimos impactos ambientais e geramos valor para sociedade”, explica o head de Comunicação e Marketing da companhia.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.