Ministro do Transportes diz que SC ‘tem prioridade total’ na agenda e que estado não terá ‘obras arrastadas’

Renan Filho está em Santa Catarina para agenda política e institucional. Nesta terça-feira (27), ele visita obras federais na Grande Florianópolis e Vale do Itajaí.

BDSC entrevista ao vivo Renan Filho, ministro dos Transportes

O Ministro dos Transportes, Renan Filho, afirmou nesta terça-feira (27) que Santa Catarina tem “prioridade total” na agenda do ministério. Em entrevista à NSC TV, ele disse também o Estado não terá mais “obras arrastadas”.

“Santa Catarina tem algumas obras fundamentais para o desenvolvimento do Estado e a melhoria da malha rodoviária que estão paradas há anos ou andando lentamente […]. Vamos observar que as obras têm começo, meio e fim, elas não vão mais se arrastar”, declarou durante sabatina no Bom Dia Santa Catarina.

Renan Filho está no estado desde a segunda-feira (26), quando participou da abertura do Summit Cidades 2023. Nesta terça, visita obras do Contorno Viário em Biguaçu, na Grande Florianópolis, na BR-101.

Ministro dos Transportes Renan Filho em entrevista ao Bom Dia Santa Catarina — Foto: NSC TV/Divulgação

Segundo o chefe da pasta, a expectativa é finalizar o complexo até dezembro deste ano. “São oito túneis de grande porte, seis estão prontos. É a parte mais difícil da obra. Falta finalizar dois. E falta terminar alguns viadutos e parte da duplicação”, disse.

Atrasado em 10 anos, o contorno da Grande Florianópolis terá como objetivo principal reduzir o tráfego no trecho urbano da BR-101 entre Biguaçu e Palhoça, melhorando a mobilidade da região. Segundo a concessionária, praticamente 75% do trabalho está concluído.

Além da Grande Florianópolis, ele visita um dos lotes da BR-470, no Vale do Itajaí. Durante a entrevista, o ministro afirmou que a parte de duplicação da estrada, cerca de 35 quilômetros, ficará pronta até o fim de 2024. Já a parte envolvendo túneis e viadutos terá prazo maior.

Em relação à BR-282, que liga o litoral à Serra de Santa Catarina, o ministro afirmou que neste momento estão sendo feitas obras de contenção de barreiras que caíram por conta das chuvas ao longo do tempo no Estado. Nos trabalhos, porém, são deixados os espaços para a construção de faixas adicionais.

“Nos próximos dois meses, três meses, nós vamos publicar um edital para a construção do projeto de construção de 15 quilômetros de faixas adicionais para a subida da Serra. O que vai ser muito importante, porque vai ser uma válvula de escape, vai garantir mais segurança para as pessoas que trafegam, vai agilizar o trânsito e vai, também, potencializar algumas atividades econômicas como o turismo.

Por conta das chuvas, as obras emergenciais em Santa Catarina vão consumir mais de R$ 100 milhões, segundo balanço apresentado pelo ministro.

Concessão de rodovias

Segundo Filho, ao longo de 2023 o governo federal pretende construir um modelo para a concessão de rodovias para incluir o trabalho na agenda de 2024. De acordo com o ministro, a ideia já foi apresentada ao governo de Santa Catarina e a bancada catarinense.

“Somente o setor público não é capaz de destinar todos os recursos que Santa Catarina precisa. Nós estamos estudando um amplo modelo de concessão para o estado que pode levantar R$ 15 bilhões no sentido de modernizar a infraestrutura catarinense nos próximos 10 anos. Acho que esse é o grande desafio”, disse.

Ferrovia

Além das rodovias, o ministro afirmou que o governo federal já iniciou discussões sobre a possibilidade da construção de uma ferrovia no Estado para “impulsionar a competitividade de Santa Catarina, de outros estados do Brasil e do próprio país”.

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