Família Abravanel compartilha carta com últimos desejos de Silvio Santos 

O Brasil amanheceu de luto com a confirmação da morte de um dos maiores nomes da televisão brasileira. O apresentador Silvio Santos morreu na madrugada deste sábado (17), em São Paulo, aos 93 anos de idade.

Silvio durante apresentação de seu programa no SBT

Família Abravanel compartilha carta com últimos desejos de Silvio Santos – Foto: Reprodução/Instagram/ND Mais

A família Abravanel emitiu uma carta para a imprensa e comunicou sobre os últimos desejos feitos pelo comunicador. Silvio morreu por broncopneumonia, segundo boletim do hospital Albert Einsten, após uma infecção por H1N1, no mês de julho.

Silvio Santos teve alta, mas voltou para a internação no dia 1º de agosto, devido às complicações da doença, onde estava desde então.

Família Abravanel disse que irá atender os últimos pedidos do apresentador

A família do apresentador revelou que a medida que Silvio ficava mais velho, ele expressou alguns desejos em relação a sua partida. Confira a carta aberta:

“Colegas de auditório, colegas de uma vida, o que dizer para vocês nesse momento? Acreditamos que muitos de vocês estejam compartilhando da mesma saudade que nós hoje estamos sentindo.

Queremos dizer para vocês que por muitas vezes, ao longo da vida, a medida que nosso pai ia ficando mais velho, ele ia expressando um desejo com relação à sua partida. Ele pediu para que assim que ele partisse, que o levássemos direto para o cemitério e fizéssemos uma cerimônia judaica. Ele pediu para que não explorássemos a sua passagem. Ele gostava de ser celebrado em vida e gostaria de ser lembrado com a alegria que viveu.

Ele nos pediu para que respeitássemos o desejo dele. E assim vamos fazer.

Por este motivo, pedimos a compreensão de todos vocês. De guardar na memória tudo de bom que ele fez e de tantas alegrias que ele nos trouxe ao longo dos anos. Ele foi muito feliz com tudo que fez. E sempre fez tudo do fundo do seu coração. Ele amou o Brasil e os brasileiros.

Com muito carinho e respeito a todos vocês,

Família Abravanel”

Carreira de Silvio Santos

Senor Abravanel nasceu em 12 de dezembro de 1930, no Rio de Janeiro, filho do imigrante grego Alberto Abravanel, natural de Salônia, e da turca Rebeca Abravanel, natural de Esmirna.

Conforme a bacharel em Biblioteconomia, Dilva Frazão, Silvio fez o primário na Escola Primária Celestino da Silva e depois ingressou na Escola Técnica de Comércio Amaro Cavalcanti, onde se formou em Contabilidade.

Antes mesmo de se formar, começou a trabalhar aos 12 anos, na loja de lembrancinhas do pai, no Rio de Janeiro. Aos 14, se tornou camelô, onde aprimorou suas habilidades de comunicação e potência da voz.

Aos 18 anos, Senor serviu ao Exército Brasileiro, na Escola de Paraquedistas em Deodoro, ao mesmo tempo que começou a frequentar a Rádio Mauá, onde o locutor principal era Celso Teixeira.

Rara foto de Silvio na época em que começou na TV

Silvio Santos, 90 anos,, vamos brincar de forca, – Foto: Reprodução/Pró-tv/ND

O carioca pediu para começar a trabalhar no local, de graça, e recebeu um programa dominical. Quando pode sair do Exército, já tinha experiência como locutor e passou por diversas rádios: Tupi, Continental e Nacional.

Mesmo com os trabalhos na comunicação, ele nunca deixou o de vendedor para conseguir dinheiro extra e adotou o nome Silvio Santos, segundo ele, porque “os santos ajudam”.

Em 1956, Silvio Santos assumiu o Baú da Felicidade, que virou “BF Utilidades Domésticas e Brinquedos” em 1963. A empresa, que começou vendendo carnês de pequenas mercadorias, passou a sortear casas após administração do empresário.

Apresentador durante apresentação de programa

A aparência do apresentador foi se modificando à medida que os anos foram passando – – Foto: Reprodução/ Instagram/ND

Com o passar dos anos, os empreendimentos de Silvio só cresciam e ele criou empresas para auxiliá-lo nos negócios, entre elas: Publicidade Silvio Santos Ltda., uma companhia de seguros, uma construtora, uma financeira, uma concessionária de carros, uma seguradora, entre outras.

Ao mesmo tempo que assumiu o Baú da Felicidade, Silvio estreou na TV Paulista com o programa noturno “Vamos Brincar de Forca”. Cinco anos depois, criou um programa dominical com brincadeiras e prêmios, com base no Baú.

A atração foi um sucesso e em pouco tempo, o Programa Silvio Santos assumiu as tardes do domingo. Quando a Globo comprou a TV Paulista, em 1966, o programa continuou.

Silvio em foto antiga de quando começou na TV

De camelô aos 14 anos, a bilionário e uma das figuras mais populares da história de meios tradicionais de comunicação – Foto: Reprodução/Instagram/ND

De camelô aos 14 anos, a bilionário e uma das figuras mais populares da história de meios tradicionais de comunicação, o apresentador construiu um imagem que ocupa espaço relevante para milhões de pessoas de diferentes gerações. A imagem dele foi se transformando em mito da televisão brasileira.

Contudo, em 1972, Silvio teve a oportunidade de comprar 50% da TV Record, o que ocorreu em 22 de outubro de 1975. Foi assim que, em 1981, entrou no ar a Rede SBT.

Doze anos depois, o Programa Silvio Santos entrou para o Guinness Book, o livro dos recordes mundiais, como “o programa mais duradouro da televisão brasileira”. Na época, a atração estava no ar há 31 anos.

Foi apenas na pandemia da covid-19 que Silvio Santos deixou de apresentar o programa nas tarde de domingo, que agora é comandado pela filha, Patrícia Abravanel.

Silvio Santos reunido com as seis filhas em foto

Silvio Santos com as seis filhas – Foto: Reprodução/Instagram/ND

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.