Superlua Azul: entenda o fenômeno que poderá ser observado esta noite

Com informações de Agência Brasil | Foto: Paulo Pinto/FotosPublicas

Esta é a primeira das quatro ocasiões em que fenômeno estará visível este ano

A primeira Superlua do ano aparece no céu na noite desta segunda-feira (19), observável em todo o Brasil. Esta é apenas uma das quatro oportunidades em que o fenômeno será visível neste ano. Além disso, esta não é uma Superlua qualquer, uma vez que estará também combinada ao fenômeno “Lua azul”.

A Superlua acontece quando a Lua Cheia está no ponto mais próximo da Terra. Em média, essa distância é de cerca de 384 mil quilômetros, mas hoje a Lua estará a 362 mil quilômetros do nosso planeta. Assim, a Lua fica aparentemente maior e mais brilhante, explicou o astrônomo do Observatório Nacional, Fernando Roig.

O termo Superlua foi criado por um astrólogo, em 1979, para se referir a uma Lua Cheia que está pelo menos a 90% da distância mais próxima da Terra. Como não é uma definição científica, não existe consenso entre instituições astronômicas sobre a distância entre Lua e Terra que caracteriza o fenômeno.

A próxima vez que a Lua vai chegar tão perto da gente de novo é só em 2034. Porém, ainda este ano, o fenômeno será observável em 18 de setembro, 17 de outubro e 15 de novembro.

> Apesar dos nevoeiros, tempo fica firme durante a semana em SC
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão

Já o fenômeno “Lua azul” não tem nada a ver com a coloração do nosso satélite natural, mas com a periodicidade da Lua Cheia. Segundo a Nasa, este fenômeno pode ocorrer em duas ocasiões: a sazonal, que ocorre quando há quatro luas cheias em uma única estação; e a mensal, que é o nome dado à ocorrência de uma segunda lua cheia dentro de um mês. O que veremos nesta segunda-feira é uma Lua azul sazonal.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.