Eleições 2024: quem é Marquito, candidato do PSOL à Prefeitura de Florianópolis

Marquito é o candidato do PSOL à Prefeitura de Florianópolis. Ele concorre ao lado de outros oito postulantes ao cargo. Marquito foi oficializado em 3 de agosto. A votação do primeiro turno está marcada para 6 de outubro, das 8h às 17h, considerando o horário de Brasília.

Saiba quem é Marquito, candidato do PSOL a prefeito da Capital

Marquito discursa na convenção do PSOL e da Rede que confirmou seu nome na disputa pela prefeitura de Florianópolis – Foto: Herminio Nunes/Divulgação/ND

Quem é Marquito, candidato à Prefeitura de Florianópolis

Nome completo:

Marcos José de Abreu.

Data de nascimento:

6/12/1979. 44 anos.

Local de nascimento:

Florianópolis (SC).

Formação acadêmica:

Engenheiro agrônomo formado na UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) e mestre em Agroecossistemas, com ênfase em tecnologia e gestão social.

Profissão:

Deputado estadual.

Trajetória política de Marquito

Marquito foi eleito vereador de Florianópolis pela primeira vez em 2016. Reeleito em 2020, cumpriu mais dois anos de mandato e foi eleito deputado estadual, sempre pelo PSOL. Atualmente preside a Comissão de Turismo e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa.

Foi presidente do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional de Santa Catarina, vice-coordenador do Fórum Catarinense de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos e Transgênicos e Conselheiro da Associação Slow Food Brasil.

Quais partidos apoiam a candidatura?

Federação PSOL/REDE; UP e Coligação Para Cuidar de Florianópolis.

Marquito terá Claudia Barbosa, a Zininha, como candidata a vice – Foto: PSOL/Divulgação/ND

Quem é o candidato a vice em sua chapa?

Claudia Regina Barbosa, 55 anos, conhecida como Claudia Zininha (PSOL), é cantora e servidora pública. Claudia é filha do poeta e compositor Cláudio Alvim Barbosa (1929-1998), o Zininho, autor do Rancho do Amor à Ilha, hino oficial de Florianópolis.

Por que Marquito quer ser prefeito?

“É possível levar a cidade para um outro caminho. A gente fez isso há 30 anos, com o governo do Grando, um governo popular junto com Afrânio. A gente mudou o rumo da cidade naquela ocasião, que até hoje ficam políticas públicas históricas que mudaram a vida das pessoas. E é essa inspiração que nós temos, de 30 anos atrás, quando os partidos se encontraram e conseguiram eleger um governo popular.”

Adicionar aos favoritos o Link permanente.