Universidade Gratuita abre inscrições em SC para o 2º semestre de 2024; veja como participar

O Programa Universidade Gratuita continua dando oportunidades a quem mais precisa. E os estudantes dispostos a aderir ao programa no segundo semestre deste ano podem se inscrever a partir desta terça-feira (20). O prazo se encerra em 30 de agosto, às 19h.

Rafaela Olivo da Rosa, uma das beneficiadas pelo Programa Universidade Gratuita

O Universidade Gratuita é o maior programa estadual de formação superior do Brasil – Foto: Unesc/Reprodução

Nesta primeira etapa, o aluno deve fazer seu cadastro no sistema e entregar os documentos comprobatórios na instituição de ensino superior em que está matriculado para análise e validação.

Entre 31 de agosto e 10 de setembro serão liberadas as consultas e impressão de cadastros aos estudantes. Caso haja necessidade de alteração ou correção dos dados informados, os estudantes poderão fazê-las nos dias 11 e 12 de setembro, até 19h.

“O Programa Universidade Gratuita não vai ajudar só os alunos, mas a sociedade como um todo, o desenvolvimento do Estado, as famílias e as futuras gerações”, disse o secretário de Estado da Educação, Aristides Cimadon.

Estudantes contemplados

Em caso de concessão, o estudante receberá um e-mail informando a homologação do benefício realizado pela instituição e deve aceitar o Cafe (Contrato de Assistência Financeira Estudantil). Depois da assinatura do Cafe por parte da Secretaria Estadual de Educação, o aluno receberá outro e-mail para assinar os recibos.

Por fim, de 21 de setembro a 31 de dezembro, o sistema estará aberto para consultas, assinaturas de recibos mensais e aceites de Cafe para os estudantes. Importante destacar que, se alguma das medidas não for cumprida nesta etapa, há risco de perda do benefício.

O que é o Programa Universidade Gratuita?

O Universidade Gratuita é o maior programa estadual de formação superior do Brasil. É um apoio para quem quer permanecer na universidade, mas tem dificuldade para pagar as mensalidades. No total, R$ 1,2 bilhão será investido até 2026, gerando até 70 mil vagas.

O programa contempla várias universidades e centros universitários de todas as regiões do Estado. Em contrapartida, os alunos retribuem com 20 horas de trabalho na sua área de formação, para cada mês que estudarem de graça. Isso pode ser durante o curso ou até dois anos após se formar.

As universidades participantes possuem um termo de cooperação com diversas instituições nas quais os alunos irão retribuir com o seu trabalho.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.