Alerta: Pronto Socorro do HRO atinge capacidade máxima de atendimentos em Chapecó

O pronto socorro do HRO (Hospital Regional do Oeste) atingiu a capacidade máxima de atendimento nesta segunda-feira (19). A alta demanda foi informada pelo hospital, localizado em Chapecó, Oeste de Santa Catarina.

HRO atingiu a capacidade máxima de atendimentos no Pronto Socorro

O HRO informou que o Pronto Socorro atingiu a capacidade máxima de atendimentos – Foto: HRO/Divulgação/ND

Atendimentos no Pronto Socorro

Conforme o HRO, na segunda-feira o pronto socorro realizou 24% a mais do que a média comum de atendimentos para segundas-feiras, durante as 24h.

Com a demanda maior, há impacto também no aumento de internações, vindas dos atendimentos do pronto socorro e, isso, interfere na ocupação dos leitos de internação e no fluxo de liberação dos leitos.

Colaboração da população

O hospital pede a colaboração da população para que busque o local somente em casos de urgência e emergência. A alta demanda resulta em atendimento demorada, pois leva em consideração a classificação de média e alta complexidade.

Os casos de emergência incluem risco de morte ou lesões graves que precisam de atendimento imediato como infartos, acidentes graves e hemorragias.

São consideradas urgências casos que podem aguardar algumas horas sem riscos graves, como fraturas sem comprometimento vascular ou crises de asma controláveis.

UPAs e PAs do município

Situações como diarreia, vômito, dor de garganta, resfriados, pequenos ferimentos e traumas, febre se outros sintomas e pressão alta deverão ser encaminhados para os UPAs (Unidade de Pronto Atendimento) e PAs (Pronto Atendimento) do município. Caso seja necessário, os locais encaminharão os pacientes para o HRO.

Cidades da região

Em relação as cidades da região, o HRO orienta que as pessoas avaliem antes de se dirigir ao hospital localizado em Chapecó. “A não ser que o caso seja realmente grave e já tenha sido discutido com um médico local”, aponta o hospital.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.