Submarino some na ‘Geleira do Juízo Final’ após flagrar estruturas estranhas, na Antártida

O robô subaquático autônomo (submarino) da Universidade de Gotemburgo, na Suécia, desapareceu misteriosamente na Antártida, após registar uma série de estruturas desconhecidas na geleira Thwaites, conhecida como “Geleira do Juízo Final“.

Submarino de cor laranja sob geleira na Antártida

Submarino não tripulado chamado Ran percorreu mais de 1.000 quilômetros sob a geleira antes de desaparecer – Foto: Divulgação/Filip Stedt/Universidade de Gotemburgo/ND

Durante 27 dias, o submarino não tripulado chamado Ran percorreu mais de 1.000 quilômetros sob a geleira, chegando a 17 quilômetros dentro da cavidade. O principal objetivo da missão era coletar dados sobre o derretimento de geleiras na região e mapear a topografia sob o gelo.

O Ran tinha seis metros de comprimento e foi implantado em 2020. Ele foi programado por uma equipe internacional de pesquisadores para mergulhar na cavidade e escanear o gelo na Antártida Ocidental. Depois de descobrir uma série de estruturas desconhecidas sob o gelo, o sinal foi perdido.

Dentre as possíveis causas do sumiço do submarino estão: encalhe no gelo, ataque biológico ou possível falha mecânica. Contudo, a equipe ainda não encontrou evidências concretas.

Enquanto estava com o sinal ativo, o Ran conseguiu obter mapas de alta resolução da parte inferior da plataforma de gelo e descobriu informações importantes no estudo da subida do nível do mar devido às alterações climáticas.

A descoberta mais impressionante, no entanto, foi a presença de uma complexa paisagem subglacial, com picos, vales e outras formações semelhantes a dunas de areia, que foram possivelmente formados por fluxos de água influenciados pela rotação da Terra.

Agora, os cientistas esperam voltar com outro submarino, que permitirá a conclusão do estudo.

O que é a ‘Geleira do Juízo Final’ onde o submarino desapareceu

A “Geleira do Juízo Final”, a maior do mundo, tem este apelido porque o seu colapso pode causar um aumento catastrófico do nível do mar. Ela é também a mais larga do mundo, com aproximadamente o tamanho do estado americano da Flórida.

A Geleira do Juízo Final, a maior do mundo, tem este apelido porque o seu colapso pode causar um aumento catastrófico do nível do mar – Foto: Divulgação/Nasa/ND

A plataforma de gelo Dotson, por sua vez, consiste em um pedaço de gelo flutuante de 50 quilômetros de largura, sete vezes maior que o tamanho da cidade de Nova York, e está localizado na costa da Terra de Marie Byrd, na Antártida Ocidental.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.