Na boca do povo: A opinião da torcida do Figueirense sobre a classificação na Série C

O Figueirense chega para a última rodada da primeira fase da Série C sonhando com uma classificação para a próxima fase da competição. Precisando vencer o Volta Redonda no sábado, fora de casa e ainda torcer por uma combinação de resultados, a esperança segue viva apesar dos resultados decepcionantes nas últimas rodadas.

A reportagem do Grupo ND foi até as ruas do centro de Florianópolis e ouviu as opiniões dos torcedores do Furacão do Estreito, que ficaram divididos entre o otimismo e a decepção com o Alvinegro.

Figueirense sofreu empate do lanterna e já rebaixado São José nos acréscimos do segundo tempo, não dependendo mais apenas de si para buscar a classificação – Foto: Patrick Floriani/FFC

A situação do clube era de certa forma “confortável” até os 46 minutos da segunda etapa no duelo diante do lanterna São José, no Estádio Orlando Scapelli.

Com a vitória parcial, o Figueirense ocupava a sétima colocação na tabela e iria para o último jogo dependendo apenas de si para buscar uma classificação para a segunda fase.

Com mais um gol sofrido nos acréscimos, não só a situação matemática mudou para o Furacão, como também a esperança dos torcedores diminuíram com mais uma decepção na Série C.

Chegando na última rodada, o Furacão além de necessitar de uma vitória fora de casa, precisa também torcer por uma combinação de resultados nas partidas envolvendo os concorrentes diretos pelas duas últimas vagas.

A opinião do torcedor

“Nilson, Pinga, Nelson, Dagoberto, Casagrande…” a escalação da primeira partida em que o Figueirense participou de um Campeonato Brasileiro ainda está na cabeça de Nildo José da Silva, torcedor do clube.

Para o aposentado de 80 anos, falta os jogadores do elenco atual se inspirarem nos personagens do passado, onde o clube teve tantas glórias.  Perguntado se acredita ainda em uma classificação, Nildo foi sucinto.

“Nem deve. Com esse plantel aí? Faltou trazer jogadores com salários baixos para jogarem e crescerem. Não trazer esses que estão aí hoje que ganham salários altíssimos e não jogam futebol nenhum”, opina.

Ainda sobre o que o Furacão deve fazer para obter sucesso dentro dos gramados, o aposentado deposita suas esperanças nas categorias de base do clube.

“Tem que botar a gurizada da base para jogar. Jogadores que querem subir na vida. Bota esses juniores que vão fazer mais bonito que esse plantel atual. Tem que por os jovens pra jogar” completa.

Torcedor do Figueirense assíduo, Nildo relatou que não acredita mais na classificação do Figueirense para a próxima fase da Série C – Foto: JP Bianchi/ND

Enquanto ouvia a conversa, o militar Sérgio Manoel Marques, de 59 anos concordava com o que dizia o entrevistado, porém fez questão de ressaltar o otimismo com o clube do coração.

“Eu tenho fé ainda. Há uma luz no fim do túnel, não podemos perder as esperanças. Primeiramente temos que fazer a nossa parte, que é ganhar. Temos que vencer o Volta Redonda e dar uma ‘secadinha’ nos dois times que estão na nossa frente. Dois vão se matar, que é o Náutico e o Londrina”, disse Sérgio.

Ainda para o torcedor, caso o clube se classifique entre os oito, o acesso virá.

“Vamos torcer até o final. Se nós nos classificarmos, vamos subir para a Série B. Se deixar chegar vamos subir”, completou.

Sérgio Manoel Marques, de 59 anos, ainda acredita na classificação do Furacão – Foto: JP Bianchi/ND

Mesmo com as situações adversas e a combinação necessária para a classificação do clube, para Francisco Pereira, de 78 anos e torcedor do Furacão, a classificação é bem possível.

“Com certeza iremos nos classificar. O Figueirense é time de Série A, não é time de Série C. As diretorias acabaram com o clube, comeram a grana dele toda”, disse o aposentado.

Opiniões divididas, torcida apurada. Apesar da situação difícil na competição e não dependendo apenas de si, o Figueirense entra em campo às 17h do próximo sábado com a esperança de uma classificação e que o tormento da Série C não perdure por mais um ano.

O cenário atual

Atualmente o Figueirense é o 10º colocado com 24 pontos. A sua frente, estão Londrina, Remo e Náutico.

No sábado, Londrina e Náutico se enfrentam no Estádio do Café, em Londrina. O melhor resultado para o Furacão nesta partida seria o empate, onde os paranaenses chegariam a 27 pontos com seis vitórias, enquanto o Timbu ficaria com 26 pontos.

Contando com um resultado positivo do Figueirense, a equipe chegaria a 27 pontos e 7 vitórias, ultrapassando os dois times.

Caso haja um vencedor no duelo, os olhos da torcida tem de se voltar para o confronto entre São José e Remo, no Rio Grande do Sul. Qualquer resultado que não seja a vitória da equipe Paraense, aliada a vitória do Figueirense classifica o Furacão.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.