Pesquisadoras da UFSC tomam posse no Comitê Técnico de Saúde da População Negra

Cinco pesquisadoras da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) fazem parte do Comitê Técnico de Saúde da População Negra de Florianópolis. A professora do Departamento de Enfermagem Francis Solange Vieira Tourinho, a doutoranda Manoela Cleusa Costa e as mestrandas Virgínia Aparecida de Faria Sousa, Alexandra Angélica Marques e Daniela Salomé de Andrade tomaram posse na última quarta-feira, 5 de julho. A ação fez parte do cronograma promovido pela Prefeitura de Florianópolis, ao longo de todo o mês de julho, de combate à discriminação racial.

O Comitê é composto por profissionais de saúde, pesquisadores e membros engajados da comunidade negra. O objetivo é desenvolver estratégias e implementar políticas que melhorem a saúde da população negra no município de Florianópolis. Além da UFSC, há representantes da Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis, de movimentos sociais e do poder legislativo municipal.

A posse é resultado de uma articulação de movimentos sociais, pesquisadores, docentes e estudantes. Criado em 2011, o Comitê estava em reestruturação desde 2019. Em março de 2023, a UFSC organizou a Conferência Livre de Saúde da População Negra, evento de Pré-Conferência de Saúde Municipal, e os movimentos sociais mais uma vez questionaram a falta de implantação da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra em Florianópolis. Em articulação com a Assessoria de Políticas Públicas para Igualdade Racial e Combate à Intolerância Religiosa, apresentaram, então, a necessidade de consolidação de um novo grupo gestor para o Comitê Técnico de Saúde da População Negra.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.