Operação Limpeza Urbana: prefeitura de Gaspar exonera presidente do Samae e chefe de gabinete

Após a Polícia Civil deflagrar, nesta quarta-feira (4), a operação Limpeza Urbana, a prefeitura de Gaspar, no Vale do Itajaí, informou que exonerou o presidente do Samae, Jean Alexandre dos Santos, e o chefe de gabinete, Luis Carlos Spengler Filho.

Confira o plantão do feriado na Prefeitura de Gaspar – Foto: Divulgação/Reprodução/ND

A operação investiga um esquema de superfaturamento de limpeza urbana, ocorrido entre 2017 e 2023. A polícia recebeu detalhes sobre serviços relacionados à limpeza urbana, como varrição, carpina, roçada, entre outros, todos realizados nas vias públicas de Gaspar.

A investigação também apurou que os serviços eram prestados pela Secretaria de Obras do município, mas passaram a serem feitos pelo Samae. Na época, a figura pública que ocupava o cargo de secretário de Obras, passou a ser o presidente da autarquia.

A operação Limpeza Urbana investiga um esquema de superfaturamento de limpeza urbana, ocorrido entre 2017 e 2023 - Polícia Civil/Reprodução/ND

1
3

A operação Limpeza Urbana investiga um esquema de superfaturamento de limpeza urbana, ocorrido entre 2017 e 2023 – Polícia Civil/Reprodução/ND

Polícia realizou buscas nas casas dos investigados - Polícia Civil/Reprodução/ND

2
3

Polícia realizou buscas nas casas dos investigados – Polícia Civil/Reprodução/ND

Segundo a polícia, a delegacia recebeu documentos e informações a respeito dos serviços relacionados à limpeza urbana - Polícia Civil/Reprodução/ND

3
3

Segundo a polícia, a delegacia recebeu documentos e informações a respeito dos serviços relacionados à limpeza urbana – Polícia Civil/Reprodução/ND

Por conta dos dados levantados pela Polícia, foram feitas buscas nas casas dos ficais dos contratos e nas residências dos ex-secretários de obras que fizeram a gestão dos serviços em que foram identificados pagamentos superfaturados.

Prefeitura de Gaspar exonerou servidores

Conforme informou a prefeitura de Gaspar, até que a situação seja esclarecida e, em comum acordo, o presidente do Samae e chefe de gabinete foram exonerados dos cargos.

“Queremos deixar claro que a administração municipal já forneceu centenas de documentos e relatórios já requeridos pelas autoridades visando esclarecer o assunto e segue contribuindo. Já determinamos também a instauração de uma auditoria interna. Seguimos trabalhando com dedicação e transparência”, disse através de nota.

O ND Mais tentou contato via redes sociais com os envolvidos, mas não obteve retorno até a publicação. O espaço segue aberto para a manifestação da defesa.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.