Embaixada argentina cercada: Venezuela suspende custódia do Brasil; entenda o caso

Neste sábado (7), a Argentina divulgou um comunicado rejeitando a decisão unilateral do governo da Venezuela de suspender a representação diplomática do Brasil para os interesses argentinos em Caracas. A chancelaria argentina enfatizou que o governo de Nicolás Maduro deve respeitar a Convenção de Viena sobre Relações Diplomáticas, garantindo a inviolabilidade das instalações da embaixada.

Embaixada da Argentina na Venezuela – Foto: Reprodução/ND

A nota também criticou a falta de respeito aos direitos humanos na Venezuela e agradeceu ao Brasil pela proteção das propriedades argentinas no país.

Interesses argentinos

Em resposta, o Itamaraty expressou surpresa com a decisão venezuelana e destacou que, segundo as Convenções de Viena, o Brasil continuará a custódia e defesa dos interesses argentinos até que a Argentina indique um país substituto

O governo brasileiro também ressaltou a inviolabilidade das instalações da embaixada, que atualmente abriga os seis asilados venezuelanos, além de bens e arquivos importantes.

Suspensão da custódia do Brasil sobre embaixada da Argentina

Na última sexta-feira (6), a Venezuela notificou o governo brasileiro sobre a suspensão da custódia, que havia sido assumida pelo Brasil em agosto após a expulsão dos diplomatas argentinos.

Embaixada tem custódia do Brasil desde agosto – Foto: Reprodução/ND

A resposta oficial do Brasil indicou que o país não ficará sem custódia de suas sedes diplomáticas e expressou preocupação com a segurança dos opositores asilados.

Desde sexta, policiais e agentes de segurança cercam o prédio da embaixada, onde se encontram seis opositores ao governo Maduro liderados por María Corina Machado.

 

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.