Cientistas apontam única e ‘sofrida’ maneira de retardar o envelhecimento

Cientistas descobriram que para retardar o envelhecimento de forma realmente eficaz é preciso comer menos. A restrição calórica tem sido apontada como o método mais eficaz para prolongar a vida.

Pessoa segurando uma bengala

Cientistas revelam o que é preciso fazer para viver mais – Foto: Freepik/ND

Redução calórica impacta o envelhecimento

Até o momento não foram realizados pesquisas com humanos para confirmar o real impacto da restrição calórica no corpo. Porém, de acordo com a Sara Hägg, que estuda o envelhecimento dos organismos no Instituto Karolinska, da Suécia, não há razão para duvidar que um efeito nos animais é semelhante ao que ocorreria em humanos.

“Quase independentemente do tipo de animal, vê-se um impacto direto e bastante dramático na longevidade. A restrição calórica é, se não o único, o método mais eficaz para desacelerar o envelhecimento biológico que conhecemos hoje”, disse Sara.

Segundo a pesquisa, a redução da ingestão calórica entre 20% e 40% prolonga a vida de organismos inferiores, como lombrigas ou leveduras, em 50% a 300%. Quanto maior for o animal, menor será o efeito no envelhecimento.

Redução de alimentos para retardar o envelhecimento

Reduzir a quantidade de alimentos é essencial para a logevidade – Foto: Freepik/ND

Sara ressalta que um estudo clínico feito em dois anos envolvendo 200 participantes que reduziram a ingestão calórica, 25% tiveram impactos evidentes na saúde.

“Em média, a redução foi pela metade, mas o impacto na saúde cardiometabólica básica dessas pessoas ainda foi muito evidente. Elas perderam peso e melhoraram sua sinalização de insulina, além de atingirem níveis mais baixos de açúcar e gordura no sangue”, disse a cientista.

Análises do estudo mostraram que os indicadores de idade biológica também melhoraram em pessoas que reduziram sua ingestão calórica. “Há, portanto, todas as razões para acreditar que a restrição calórica funciona em humanos”, disse Sara.

Mulher subindo em uma balança

Especialista recomenda manter sempre o mesmo peso – Foto: Freepik/ND

Para os pesquisadores, a redução calórica retarda o envelhecimento, pois pode estar ligada ao metabolismo, que pode gerar substâncias nocivas, como os radicais livres. Quando há menos calorias, as células evitam gastar energia, o que colabora para os processos de renovação, beneficiando o corpo a longo prazo.

Para pesquisadora outra forma de desacelerar o envelhecimento é manter sempre o mesmo peso, ela diz que “se você conseguir, na meia-idade, pesar o mesmo que pesava aos 20 anos, significa que você automaticamente reduziu sua ingestão calórica”.

*Importante: este conteúdo não substitui avaliações profissionais com médicos ou outros especialistas nas áreas de saúde e bem-estar.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.