Hospital de Blumenau destaca importância da doação de órgãos em celebração ao Setembro Verde

Em celebração ao Setembro Verde, o Hospital Santa Isabel, em Blumenau, reforçou a importância da doação de órgãos. Ao todo, mais de 4,5 mil transplantes foram realizadas desde a implantação do serviço na instituição, em 1980.

Médicos realizando transplante após paciente receber doação de órgãos

Hospital de Blumenau destaca importância da doação de órgãos em celebração ao Setembro Verde – Foto: HSI/Reprodução ND

Neste ano, foram contabilizados 200 transplantes, realizados até agosto, entre rins, fígado, coração, pâncreas-rim conjugado e córneas. Até o mês passado, a instituição ocupava o primeiro lugar em Santa Catarina em autorizações para doações de órgãos.

O Hospital Santa Isabel salientou que o trabalho só pode ser feito graças à solidariedade das famílias que aceitaram doar os órgãos de seus entes queridos.

Setembro Verde reforça importância da doação de órgãos

Ao longo do mês de setembro, as campanhas sobre a importância da doação são reforçadas, mostrando como o ato pode mudar e salvar vidas. Vale ressaltar que no dia 27 deste mês é celebrado o Dia Nacional da Doação de Órgãos.

O Hospital de Blumenau ainda enfatizou que a solidariedade de um único doador pode salvar diversas vidas.

Como funciona o processo de doação de órgãos

Em Blumenau, o Hospital Santa Isabel conta com uma CHT (Comissão Hospitalar de Transplantes), com atendimento 24h, formada por médicos e enfermeiros capacitados para oferecer a possibilidade de doação.

A instituição também possui um Ambulatório de Transplantes, em que os pacientes contam com a equipe multiprofissional, formada por psicólogos, fisioterapeutas, nutricionistas, assistente social, farmacêuticos, além da equipe assistencial, administração e apoio, a qual fica  presente durante todo o processo de transplante.

Conforme o hospital, o trabalho realizado no local é baseado no acolhimento, avaliação, preparo e enfrentamento emocional desde quando o paciente entra na fila de espera até o dia em que recebe alta hospitalar, e continua durante o pós-transplante, de acordo com a necessidade.

A doação de órgãos só é realizada com autorização familiar após diagnóstico de morte encefálica ou entre pessoas vivas (rim), desde que haja parentesco até o quarto grau ou cônjuge. Sem parentesco, é necessária autorização judicial.

Hospital Santa Isabel iniciou serviço de transplante na década de 80

Conforme a instituição, considerada referência em transplante de órgãos, o serviço teve início em 1980, com o transplante renal. Já ao longo dos anos 2000, iniciaram os outros procedimentos.

Foto da fachada do Hospital Santa Isabel em Blumenau

Hospital Santa Isabel é é referência no serviço de transplantes  – Foto: HSI/Divulgação/ND

No ano de 2016, o Hospital Santa Isabel foi reconhecido como o hospital que realizou o maior número de transplantes de fígado no Brasil. Em 2017, a instituição foi eleita o melhor Hospital Transplantador de Santa Catarina.

O mérito de hospital com o melhor resultado em transplantes de órgãos do Estado veio em 2019 e, em 2022, atingiu a marca de 2 mil transplantes renais. Em setembro do mesmo ano, a instituição ultrapassou, ao todo, 4 mil transplantes e foi o 4° hospital brasileiro com o maior número de transplantes de fígado realizados.

Tabela com dados de transplantes realizados no decorrer dos anos

Tabela mostra quantidade de transplantes realizados ao longo dos anos – Foto: HSI/Reprodução ND

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.