Seleção Brasileira fora da Copa do Mundo já é uma preocupação

A Seleção Brasileira fora da Copa do Mundo de 2026 é possível? Algo inimaginável, em se tratando do único país a disputar todas as edições da história até aqui, esta ameaça ganhou corpo após a derrota de 1 a 0 para o Paraguai, com time inferior ao do Brasil. O tropeço, na noite de terça-feira, em Assunção, levou o time canarinho para a quinta posição das Eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo de 2026 com 10 pontos, apenas um a mais que a Bolívia, primeiro time fora da zona de classificação até mesmo para a repescagem.

Seleção Brasileira vive drama nas Eliminatórias – Foto: Rafael Ribeiro/CBF/ND

Pelo regulamento das Eliminatórias sul-americanas os seis primeiros colocados se garantem na Copa do Mundo, enquanto que o sétimo colocado tem direito a brigar por uma vaga extra na repescagem intercontinental. Antes apenas quatro se classificavam diretamente, mas o número de participantes do próximo mundial subiu de 32 para 48 seleções. Ou seja, mesmo pouco provável, a Seleção Brasileira fora da Copa do Mundo viraria uma vergonha.

MAIS! Dorival Júnior crava Brasil na final da Copa do Mundo

Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF, começou a ser alvo de críticas até mesmo dentro da entidade e também da imprensa pela forma como a Seleção Brasileira foi tratada desde o fim do Mundial de 2022, quando os brasileiros caíram nas quartas de final nos pênaltis diante da Croácia. Ele demorou um ano para anunciar Fernando Diniz como técnico interino. Tudo para esperar Carlo Ancelotti.

Demora a agir diante de Ancelotti

Ancelotti recusou a Seleção Brasileira – Foto: Real Madrid / Divulgação

Mesmo por várias vezes Ancelotti dando a entender que não viria para o Brasil, Ednaldo demorou quase um ano para demitir Diniz e contratar Dorival Júnior, primeira opção após o “não” do italiano, que optou permanecer no Real Madrid. A contratação de Dorival gerou espanto, pois se esperava um treinador de fora do país.

MAIS! Vinicius Júnior ainda tem moral na Seleção Brasileira?

Com Dorival o Brasil caiu nas quartas de final da Copa América em um torneio que pouco apresentou. Algo que frustrou todos que sonhavam com uma evolução após os dois amistosos sob o comando do novo treinador: vitória de 1 a 0 sobre a Inglaterra e empate por 3 a 3 com a Espanha.

Seleção Brasileira fora da Copa do Mundo pode virar realidade

Seleção Brasileira fora da Copa do Mundo vai pressionar Ednaldo Rodrigues

Seleção Brasileira fora da Copa do Mundo vai pressionar Ednaldo Rodrigues  – Foto: Rafael Ribeiro/CBF/ND

Enfim chegava as Eliminatórias com uma rodada dupla em setembro. Era o fim do pesadelo de ter a Seleção Brasileira fora da Copa do Mundo. Se esperava que após 24 dias de treinos na Copa América o Brasil poderia render mais. O triunfo de 1 a 0 sobre o Equador deu sono e a derrota para o Paraguai, pelo mesmo placar, instalou uma crise.

Em outubro o Brasil terá novos confrontos pelas Eliminatórias, agora contra o Chile, fora de casa, e diante do Peru, em casa. Tropeços nestas duas partidas deixarão o clima insustentável e colocarão o Brasil de vez em um cenário de risco.

Até estes jogos é possível que Dorival não seja demitido. Ednaldo também não vai sair, apesar da pressão de alguns grupos. Mas o fato é que Seleção Brasileira fora da Copa do Mundo já é uma preocupação.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.