Espécie de peixe com nível de inteligência humana é revelado após animal se analisar em espelho

Uma descoberta fascinante realizada pelos pesquisadores da Universidade Metropolitana de Osaka, no Japão, revelou uma espécie de peixe que apresenta sinais de raciocínio e julgamento de nível humano, sendo o primeiro animal a ter “autoconsciência e objetivos”.

Espécie de peixe com nível de inteligência humana

Espécie de peixe com nível de inteligência humana é revelado após animal se analisar em espelho – Foto: Getty Images/Reprodução ND

De acordo com informações do The Sun, o bodião-limpador chamou atenção dos pesquisadores ao avaliar o próprio tamanho no espelho antes de decidir se iria lutar ou não com outros animais. Essa ação é chamada pelos cientistas de primeira instância de autoconsciência animal.

Pesquisa revela nível de inteligência humana em espécie de peixe

Na recente pesquisa realizada pelos pesquisadores japoneses, foi descoberto que a espécie de peixe pode exibir um nível de inteligência humano.

Conforme o grupo da Universidade de Osaka, os peixes verificam seu reflexo em um espelho antes de decidir se atacam adversários maiores ou menores que eles.

Espécie de peixe se analisando em frente ao espelho

Pesquisa realizada em uma universidade japonesa descobriu que a espécie de peixe exibe sinais de raciocínio e julgamento de nível humano – Foto: Masanori Kohda/UMO/Reprodução ND

Os resultados foram publicados na Scientific Reports e indicam que os peixes tentam prever o resultado de uma luta ao comparar seu tamanho com o dos rivais.

Ainda conforme os pesquisadores, esta seria a primeira vez que um animal não humano mostra evidências de estados mentais como imagem corporal, intenções e objetivos. Esses elementos representam a autoconsciência privada, ou seja, a capacidade de entender e perceber suas emoções e pensamentos.

“Os resultados de que os peixes podem usar o espelho como uma ferramenta podem ajudar a esclarecer as semelhanças entre a autoconsciência humana e animal não humana e fornecer pistas importantes para elucidar como a autoconsciência evoluiu”, disse Taiga Kobayashi, estudante da Escola de Pós-Graduação em Ciências da universidade, ao The Sum.

Bodião-limpador consegue se indentificar em fotografias

Não é a primeira vez que o bodião-limpador é alvo de pesquisas relacionada à inteligência surpreendente. Em 2023, o pesquisador Masanori Koda descreveu os peixes como tendo “uma espécie de autoconsciência para se reconhecerem”.

A pesquisa revelou que a espécie de peixe consegue identificar fotografias de si mesmo. No estudo, foram apresentadas aos animais imagens deles mesmos que haviam sido alteradas para que manchas representando parasitas colorissem suas gargantas.

Depois de visualizar as imagens, os peixes esfregaram a garganta na areia e em outros objetos, como se tentassem remover os parasitas.

Foram apresentados aos peixes quatro tipos de fotos, incluindo imagens de seus rostos sobrepostos aos corpos de outros peixes. Sempre que seus rostos apareciam, os peixes não atacavam.

Sobre o peixe com nível de inteligência humana

O bodião-limpador é nativo das águas do Japão e da África Oriental. Esta espécie de peixe não cresce mais que 10 centímetros, mas ocupa um “trabalho” único no mar.

Os grupos de bodiões operam estações de limpeza, onde atendem outros peixes, ou “clientes”, se alimentando de parasitas dos corpos desses animais.

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.