Ozempic: Anvisa alerta para risco no uso do medicamento antes de procedimentos com anestesia

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) emitiu, nesta segunda-feira (16), um alerta sobre o risco no uso de medicamentos empregados no tratamento de diabetes e obesidade, entre eles o Ozempic, em pacientes submetidos a procedimentos com anestesia ou sedação profunda.

Caneta de Ozempic sendo segurada em primeiro plano

Anvisa emitiu um alerta sobre o risco no uso de medicamentos empregados no tratamento de diabetes e obesidade, entre eles o Ozempic – Foto: Reprodução/Portal Minha Vida/ND

Os medicamentos são:

  • Semaglutida (Ozempic, Rybelsus, Wegovy);
  • Liraglutida (Saxenda, Victoza);
  • Liraglutida + insulina degludeca (Xultophy);
  • Lixisenatida (Soliqua);
  • Tirzepatida (Mounjaro);
  • Dulaglutida (Trulicity).

Segundo a Anvisa, os medicamentos citados contêm princípios ativos da classe dos agonistas do receptor de peptídeo semelhante ao glucagon (GLP-1), que retardam o esvaziamento gástrico, o que pode aumentar o risco de aspiração e pneumonia por aspiração.

Caneta Ozempic ficou amplamente conhecida após virar ‘moda’ entre pessoas que buscavam reduzir o peso de forma rápida – Foto: Reprodução/Ozempic -fabricante/ND

A aspiração e a pneumonia por aspiração podem ser causadas pela inalação acidental de alimentos ou líquidos para uma via respiratória ou pode ainda ocorrer quando o conteúdo do estômago volta para a garganta.

O esvaziamento gástrico retardado já está listado nas informações dos produtos, os quais são aprovados para o tratamento de Diabetes tipo 2 e alguns deles, para o controle de peso em certas condições em adultos obesos ou com sobrepeso.

Portanto, os profissionais de saúde devem questionar os pacientes que serão submetidos a cirurgias com anestesia ou sedação profunda acerca do uso desses medicamentos. Além disso, devem adotar medidas para garantir a ausência de conteúdo gástrico residual antes da realização de procedimentos anestésicos.

Profissionais de saúde devem questionar os pacientes que serão submetidos a cirurgias com anestesia ou sedação profunda acerca do uso desses medicamentos – Foto: Divulgação/HCC

Em caso de cirurgia, pacientes devem informar uso do Ozempic

Os pacientes, por sua vez, devem fornecer tal informação aos profissionais de saúde, caso tenham uma cirurgia planejada.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.