Saiba como funciona o Blablacar, app de viagem que conecta caroneiros e viajantes

O Blablacar é um app de viagem presente em mais de 20 países e disponível aos brasileiros desde 2015. Apenas em território nacional são 17 milhões de usuários que oferecem e/ou buscam por caronas com pessoas que estejam indo para o mesmo destino. A plataforma já registrou 30 mil rotas entre cidades de todo o Brasil.

O app de viagem não tem uma finalidade comercial e não pretende que motoristas ganhem dinheiro oferecendo caronas. O objetivo é oferecer preços razoáveis para dividir despesas e compartilhar o passeio.

Além das caronas, desde 2020, o Blablacar também se tornou um marketplace de venda de passagens de ônibus. A seguir, explicamos como funciona o app de viagem, comparação de preços, segurança e muito mais.

O que é o Blablacar?

Foto de uma moça de cabelos castanhos, blusa preta e calça jeans azul sentada em um sofá. Ela segura um celular nas mãos e abre o app de viagem Blablacar. A logomarca do app aparece na tela.

O app de viagem gratuito tem como objetivo aproximar viajantes por meio de caronas – Foto: Blablacar/Divulgação

O Blablacar é um app de viagem gratuito, por meio do qual as pessoas podem oferecer ou buscar caronas para viagens entre cidades, estados e até países.

A plataforma se tornou disponível no Brasil no final de 2015. Por aqui, ganhou popularidade e acumulou, nesses anos todos, mais de dez milhões de pessoas cadastradas.

Em 2023, o número de viagens registradas no app de viagem em território brasileiro foi maior que o da França, país onde foi criado o Blablacar.

Como funciona o Blablacar?

O Blablacar funciona basicamente como app de viagem conectando pessoas que têm o mesmo destino. De um lado, há um motorista oferecendo assentos no carro em troca da partilha dos gastos; do outro um viajante em busca de um meio de transporte mais barato e rápido.

Como usar o Blablacar?

Baixe o app de viagem

Usar o app de viagem é bastante simples. Ele está disponível para ser baixado gratuitamente na Apple Store e na Play Store.

Cadastra-se no Blabacar

Print da tela de cadastro do Blablacar

Print da tela de cadastro do Blablacar – Foto: Reprodução Blablacar

Para utilizá-lo pela primeira vez (tanto para oferecer quanto para buscar carona), é preciso fazer um cadastro no app de viagem. Isso envolve preencher informações básicas como e-mail, número de telefone e criar uma senha, adicionar uma foto, além de confirmar sua identidade enviando a foto de um documento.

Você também pode se descrever melhor, falando de sua profissão, regularidade com que faz viagens e preferências quanto conversar ou não, tipo de música que gosta, entre outras informações.

Ter um perfil completo faz com que os motoristas tenham mais segurança em relação à sua identidade e aceitem sua solicitação de reserva de carona.

Informe o destino no app de viagem

Print de tela do app de viagem

Print de tela do app de viagem – Foto: Reprodução Blablacar

Após o cadastro, você já pode procurar uma carona. Para isso, basta preencher no Blablacar, app de viagem, as informações sobre o seu local de partida, o destino, a data e quantas pessoas irão viajar. Após isso, clique em “procurar”.

Defina a melhor carona

Print de tela do Blablacar

Print de tela do Blablacar – Foto: Reprodução Blablacar

Caso haja pessoas oferecendo caronas próximo a sua rota, as opções aparecerão na tela do app de viagem, com as respectivas informações de horários, rotas, quantidade de assentos disponíveis e valor.  Aí basta definir qual melhor lhe atende e solicitar a reserva.

Espere o aceite da reserva no Blabacar

Cabe ao motorista que oferece a carona aceitar ou não sua solicitação de reserva. Caso aceite, é possível conversar com ele, pelo chat do Blablacar ou por telefone, para combinar detalhes da viagem, se for necessário.

Nenhuma opção lhe serve? Crie um alerta para ser avisado de novas possibilidades no app de viagem

Caso nenhuma opção seja boa para você é possível criar um alerta, disponível no final da página onde as caronas aparecem.

Assim será avisado por e-mail sempre que um novo motorista oferecer uma carona que corresponda a data e aos locais de partida e destino que você cadastrou.

Refinando a busca no Blablacar: preço, segurança, gênero e pets

Print de tela do app de viagem

Print de tela do app de viagem – Foto: Reprodução Blablacar

Quando se faz uma busca no app de viagem, na mesma tela em que aparecem as opções de caronas, aparece também “filtros” que você pode definir para refinar a escolha.

É possível ordenar as opções por: horário de saída, preço mais baixo, as mais próximas ao seu ponto de partida ou ao seu ponto de chegada e a viagem mais curta. Isso facilita a vida especialmente se está com pressa ou querendo economizar o quanto puder.

Outro filtro do Blablacar bastante importante é o de segurança. Por meio dele, você pode optar por “Super Driver” – motoristas com melhores avaliações dos usuários; “Perfil Verificado”, – indica os perfis mais confiáveis;  e “Só para Mulheres” – onde a condutora e todas as passageiras são mulheres, quando houver caronas com essa opção.

Por fim, também é possível refinar suas preferências nos filtros de busca por caronas. É aí, por exemplo, que se pode selecionar motoristas que permitam o transporte de animais de estimação.

Quanto custa viajar pelo Blablacar e como pagar?

Foto ilustrativa do app de viagem Blablacar. No centro da foto, duas mulheres - uma morena com uma mala no ombro e uma loira - se cumprimentam na porta de um carro azul, parada à beira de uma calçada.

Para evitar abusos, o app de viagem limita a possibilidade de ajustes no preço pelo motorista – Foto: Blablacar/Divulgação

O preço de uma viagem é determinado pelo motorista que está disponibilizando a carona. O app sugere um valor automaticamente, considerando a distância percorrida e o gasto com combustível, que pode ser readequado para mais ou para menos pelo motorista. Por isso, você verá que rotas muito semelhantes terão valores diferentes.

Para evitar abusos, a plataforma limita a possibilidade de ajustes no preço, afinal o objetivo é reduzir os custos da viagem e não lucrar com o app.

Viagem de Blablacar x ônibus

Em geral, os preços pelo app de viagem saem mais baratos que passagens de ônibus ou por outros aplicativos.

A título de comparação, uma viagem de ônibus de Joinville para Florianópolis sairia em torno de R$ 76 por pessoa. Com o Blablacar, custa cerca de R$ 50. Ou seja, uma economia de quase 35%.

O app de viagem também pode ser muito útil para destinos onde não haja tantas opções de ônibus, como em algumas cidades da Serra Catarinense.

Viagens mais longas

Quando a rota de viagem é maior, com destinos mais distantes, nem sempre compensa o uso do Blablacar. Neste caso, os preços do app de viagem costumam ser bem próximos aos valores de ônibus. A vantagem poderia ser o tempo de viagem, que de carro costuma ser menor, com menos paradas.

Como pagar

As caronas são pagas diretamente ao condutor, em dinheiro ou PIX, no máximo no momento do desembarque. O motorista não pode exigir o pagamento, seja parcial ou integral, antes de a viagem ocorrer.

Passagens de ônibus pelo app de viagem

Fora as viagens de carona, desde 2020 a Blablacar se tornou também um marketplace para venda de passagens de ônibus no Brasil. São mais de 200 empresas parceiras que comercializam suas rotas dentro do app de viagem, incluindo destinos internacionais.

Quando faz uma busca dentro da plataforma, ela vai lhe mostrar tanto as opções de carona quanto de ônibus. A compra é bastante simples e feita toda no app de viagem, sem precisar se deslocar virtualmente para outra página.

Vale sempre conferir os preços no aplicativo já que de vez em quando a empresa lança promoções bastante atrativas para o bolso.

O Blablacar é seguro?

Foto ilustrativa do app de viagem Blablacar. A foto é de dentro de um carro. Um homem de cabelos curtos castanhos, barba serrada e camisa xadrez dirige. Ele olha sorrindo para a passageira que está ao seu lado, da qual aparece apenas a mão. Uma outra passageira está sentada atrás e se apoio no banco do motorista, numa posição que demostra estar conversando com os demais. Ela aparece desfocada na foto. É uma mulher jovem, de cabelos pretos.

O app de viagem adota várias medidas e oferece dicas de segurança aos usuários – Foto: Blablacar/Divulgação

O app de viagem adota várias medidas de segurança para tornar a comunidade de usuários o mais segura possível. Algumas delas já mencionamos por aqui: perfis verificados, super driver e viagens só para mulheres.

Também é possível denunciar pela plataforma perfis, mensagens ou publicações suspeitas. Comportamentos inapropriados e discriminatórios também podem (e devem) ser reportados à plataforma. É possível fazer isso anonimamente para que o Blablacar tome as devidas providências.

A plataforma ainda não possui um contato telefônico direto para falar com os usuários. Toda a comunicação deve ser feita pelo chat ou pela página de contato, ambos no site.

Fora isso, o app de viagem oferece dicas de segurança aos usuários, como se comunicar pela plataforma, não abrir links enviados por mensagem, não fazer pagamentos antecipados e proteger seus dados pessoais.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.