Santa Catarina participa da programação da Primavera de Museus 2024

Foto: Marco Favero / SECOM

As atividades são gratuitas; confira os detalhes

De 23 a 29 de setembro, o Brasil celebra a 18ª edição da Primavera dos Museus, organizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Em Santa Catarina, duas instituições administradas pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC) participam com uma série de atividades voltadas para inclusão e acessibilidade: o Museu de Arte de Santa Catarina (MASC) e o Museu Histórico de Santa Catarina em Florianópolis.

O tema deste ano, “Museus, acessibilidade e inclusão”, foi escolhido para destacar o papel dos museus em promover o acesso a todos os públicos, independentemente de suas condições físicas ou cognitivas. As atividades são gratuitas.

Programação no Museu de Arte de Santa Catarina (MASC)

No dia 24 de setembro, o MASC oferece a ação educativa “Mediação Inclusiva – Poéticas perceptivas sensoriais”, que ocorre das 15h às 17h, com o objetivo de expandir a percepção sensorial dos participantes através de esculturas e adaptações táteis. Aberta a pessoas com e sem deficiência, a atividade conta com 20 vagas e acontecerá nos jardins internos do Centro Integrado de Cultura (CIC).

Já no dia 25, das 19h às 21h, haverá a palestra “Matrioshka ou da história de encaixes do MASC”, com o Prof. Dr. Sílvio Marcus de Souza Correa, que discutirá a história do MASC desde 1948 até os dias atuais. O evento é gratuito e aberto ao público com idade mínima de 16 anos.

> Restauro em prédio histórico de Florianópolis revela pinturas raras do século 19
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
Programação no Museu Histórico de Santa Catarina

No dia 24, das 14h às 16h30, o Museu Histórico oferece uma atividade educativa para a terceira idade, focada na criação de adereços inspirados na exposição “Estandartes em Contratempos”. A ação é destinada a um grupo fechado da Associação Acrepss.

Entre os dias 24 e 28 de setembro, será possível visitar a exposição “Estandartes em Contratempos”, que explora o universo do carnaval em Florianópolis por meio de objetos, fotos e alegorias. A mostra estará aberta para visitação das 10h às 17h30, com uma visita mediada especial no dia 28, das 10h às 12h, guiada por Fernando Albalustro, que abordará a importância do acervo carnavalesco para a preservação cultural.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.