Com filmes do Uruguai e SC, MuyCINEMA chega em outubro no CIC!

Vocês ainda não perceberam, mas já estamos mais para outubro do que setembro. Eis que o mês que se avizinha chega com mais uma edição, a sexta, da Mostra de Cinema Uruguaio (MuyCINEMA), entre os dias 1º e 5 de outubro na Sala de Cinema Gilberto Gerlach, no Centro Integrado de Cultura (CIC), em Floripa.

Serão 10 produções em destaque, sendo cinco longas-metragens uruguaios e cinco curtas catarinenses – estes dentro da mostra MuySC, uma das novidades deste ano assim como as rodas de conversa e palestras do MuyCONECTA. Toda a programação é gratuita e o blog entrega para vocês o serviço completo.

A produção “Amores Pendientes” é um dos longas-metragens uruguaios presentes no MuyCINEMA, a Mostra de Cinema Uruguaio, que chega em outubro no Cinema do CIC – Foto: Divulgação

Tem outra novidade também que é a MuySHOW, que leva a música para o último dia do evento com um “collab” entre artistas uruguaios e brasileiros – o trompetista Fidel Piñero (URU), o guitarrista Nuno Mendelis (BR) e a cantora Renata Correa (BR).

Embora a programação seja de graça e aberta ao púbico em geral, os ingressos serão limitados de acordo com a capacidade da sala Gilberto Gerlach. Por isso, é preciso fazer a reserva no site do evento, onde você encontrará também a programação completa com a classificação indicativa para os filmes e medidas de acessibilidade. Também não deixe de seguir o MuyCINEMA no Instagram.

“O evento tem se firmado como uma oportunidade para cineastas, atores e outros profissionais do cinema uruguaio compartilharem suas visões e experiências com o público brasileiro”, destaca o produtor, curador e diretor da Mostra, Steban Campanela, que é uruguaio radicado em Florianópolis há 21 anos. “A partir da segunda edição sentimos um crescimento exponencial do público brasileiro na Mostra, além da comunidade uruguaia, o que nos fez ir em busca de lugares maiores para abrigar o evento”, afirma.

Para a Mostra de longas uruguaios, Campanela procurou trazer um olhar para a produção contemporânea do país, contemplando sobretudo uma paisagem afetiva, “essa relação entre território, memória e afeto pode evocar emoções e lembranças ao espectador uruguaio, mas também procura apresentar o país e o cinema produzido no Uruguai aos brasileiros de forma sensível, honesta e muitas vezes engraçada”, diz Campanela. “Nesta edição trazemos um suspense noir que caminha pelas ruas do centro de Montevidéu, documentários sobre a vida de dois ícones da nossa cultura, Rada e Benedetti, e comédias que trazem tanto o comportamento urbano como o do uruguaio do interior do país”, reflete.

A novidade deste ano é mostra MuySC com a exibição de curtas-metragens catarinenses, como “Eles não são estrangeiros” – Foto: Divulgação

Novidade neste edição, MuyCINEMA destaca produções catarinenses

Estreando neste ano, a Mostra MuySC será composta por curtas catarinenses (como “Eles não são estrangeiros”, de Pedro Bughay) que serão exibidos antes do longa uruguaio, com a curadoria do ator e diretor Renato Turnes.

“São curtas que transitam entre a ficção, a animação e o documentário, com uma diversidade de cineastas que se comprometem com o desenvolvimento de linguagens autorais e um olhar singular sobre questões relevantes para a sociedade brasileira do nosso tempo”, comenta Turnes, que buscou conexões possíveis entre a produção catarinense e a seleção de longas uruguaios.

Realizada pela MuyCinema e com produção da Cia La Vaca, a edição 2024 tem o apoio da Associação de Uruguaios em Florianópolis (ASURFLO), do Ministério de Relações Exteriores do Uruguai, do Consulado do Uruguai em Florianópolis e Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina. O projeto conta ainda com patrocínio do Prêmio Catarinense de Cinema, Fundação Catarinense de Cultura, Governo de Santa Catarina, Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura, Governo Federal.

Programe-se 6ª Mostra de Cinema Uruguaio (MuyCINEMA) 2024

Quando: de 1º a 5 de outubro
Onde: Sala de Cinema Gilberto Gerlach, Centro Integrado de Cultura (CIC), Florianópolis
Entrada: gratuita mediante reserva de ingressos no site da Mostra.

Programação

1º de Outubro

19h – MuySC, exibição do curta-metragem em animação “Nonna”, de Maria Augusta Villalba Nunes (SC)
19h15 – Mostra de Cinema Uruguaio com o longa-metragem “Amores pendientes”, de Oscar Estévez (URU)

2 de outubro

17h – MuyConecta: Conversas entre realizadores dos filmes selecionados dos dois países, com mediação da cineasta Loli Menezes.
19h – MuySC, com o curta-metragem “Nero Artista”, de Marko Martinz (SC)
19h15 – Mostra de Cinema Uruguaio, com o documentário “Benedetti, 60 años con Luz”, de Andrés Varela (URU)

3 de outubro

17h – MuyConecta: Conversas entre realizadores dos filmes selecionados dos dois países, mediada pelo ator e diretor Gringo Starr.
19h – MuySC com o curta “O Prazer é Todo Meu”, de Vanessa Sandre (SC)
19h15 – Mostra de Cinema Uruguaio com o filme “La teoría de los vidrios rotos”, de Diego Fernández (URU, ARG, BR)

4 de outubro

17h – MuyConecta: Conversas entre realizadores dos filmes selecionados dos dois países, com a mediação da cineasta e documentarista brasileira Marcia Paraíso.
19h – MuySC com o curta “Eles não são estrangeiros”, de Pedro Bughay Aceti (SC)
19h15 – Mostra de Cinema Uruguaio com o filme “Carmen Vidal mujer detective”, de Eva Dans (URU)

5 de outubro

19h – MuySC com o curta “O último é mulher do Padre”, de Yasser Socarrás (SC)
19h15 – Mostra de Cinema Uruguaio com o filme “Rada”, de Luis Ara (URU)
21h – MuyShow
Show musical de encerramento com músicos uruguaios e brasileiros, dentre eles o trompetista Fidel Piñero, jazzista uruguaio que já tocou com Elza Soares, com o bluesman Nuno Mendelis e com a cantora brasileira Renata Correa, conhecida pelo repertório em R&B, Jazz e Funk Soul.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.