Maior pedra de granizo já registrada no Brasil cai no Rio Grande do Sul, com 14,6 cm

A maior pedra de granizo já registrada no Brasil caiu em Bagé, Rio Grande do Sul, neste mês de setembro. Segundo a Climatempo, o granizo tinha 14,6 cm de diâmetro e caiu durante uma tempestade “supercelular”.

A maior pedra de gelo já registada no Brasil atingiu 14,6 cm – Foto: Divulgação/Climatempo/ND

A tempestade de granizos ‘gigantes’

O meteorologista da Climatempo, Guilherme Borges, explica que esse tipo de tempestade é caracterizada por ser intensa e rotatória, capaz de produzir pedras de gelo de grandes proporções.

A tempestade que atingiu Bagé se originou no Uruguai e, ao longo da quarta-feira (25), moveu-se pelo sul do Brasil, provocando granizo gigante em diferentes localidades do Rio Grande do Sul.

Guilherme também ressalta que a formação do granizo ocorre dentro de nuvens de tempestade chamadas cúmulonimbus, onde as correntes de ar são tão intensas que levam gotas de água para regiões muito frias da atmosfera, fazendo com que congelem.

Essas pedras, ao subirem e descerem dentro da nuvem, acumulam camadas de gelo até ficarem pesadas demais para serem sustentadas e caem na atmosfera.

O tamanho da pedra depende diretamente da força dessas correntes de ar.

Antes desse registro, a última pedra recordista tinha 13 cm e havia caído em Barra do Ribeiro, também no Rio Grande do Sul, em abril de 2023

Adicionar aos favoritos o Link permanente.