Setor gastronômico fatura R$ 500 bilhões com ajuda de tecnologia

O setor gastronômico tem evoluído significativamente nos últimos anos e crescido em grande velocidade. Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (Abia), o faturamento em 2022 superou os R$ 500 bilhões de reais e promete seguir em alta.

Assim, é importante entender quais são as principais tendências projetadas para os próximos anos e como bares, restaurantes e comércios de alimentos podem se preparar ou adequar suas culturas em função de algumas delas para aproveitar o bom momento do setor.
Protocolo ESG e Práticas Sustentáveis
Não apenas no setor de food service, mas em praticamente todos os setores, os olhos estão voltados para os protocolos que licitem empresas a serem ESG, sigla para environmental, social and governance ou “ambiental, social e governança” em português, que significa buscar governança, sustentabilidade e gestão do capital humano, por mais respeito e inclusão.
Segundo a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), esse é um movimento que tem ganhado destaque no ramo de Food Service, especialmente levando-se em conta o uso de materiais recicláveis e redução de plástico, como, por exemplo, a substituição de canudos e copos por produtos biodegradáveis, uso de iluminação mais eficiente e com menor gasto energético e até mesmo práticas para evitar o desperdício de água.
Menus mais saudáveis
Outra tendência são menus mais “sustentáveis”, com a busca por insumos mais naturais e com menos agrotóxicos, que, além de serem mais saudáveis, ajudam na cadeia dos produtores de menor porte, com produtos mais frescos.
Isso porque também existe uma conscientização cada vez maior dos consumidores, que buscam por alimentos mais saudáveis e motivam os estabelecimentos a adotarem práticas mais conscientes.
Drinks e Bebidas
As bebidas alcoólicas estão sendo reinventadas, com a criação de novos coquetéis que usam ingredientes, até então inexplorados, e resultando em diferentes sabores.
Uma tendência que surgiu há alguns anos e que se consolidou no mercado de bebidas, foram as cervejas artesanais. Mais e mais produtores aparecem no meio food trazendo bebidas que atendem ao paladar do brasileiro, construídas com elementos que, em alguns casos, fogem ao convencional, mas que remetem à história e as raízes gastronômicas do país.
Experiência do cliente e personalização
A busca por mais experiências personalizadas e únicas está quente no mercado. Os estabelecimentos que conseguirem oferecer uma experiência diferenciada, por meio de cardápios personalizados, programas de fidelidade, atendimento individualizado e ambientes temáticos terão uma vantagem competitiva em seu nicho.
Cada vez mais exigentes, os clientes têm buscado opções que atendam às suas preferências individuais, e que os aproxime de novas experiências, como, por exemplo, conhecer diferentes culturas e a culinária de outros países, sem sair do Brasil. Experiências imersivas e que dialogam com cada um dos clientes estão mais altas, em relação àquele estabelecimento que entrega o básico para seu cliente.
Delivery e Dark Kitchens
O mercado de delivery continuará em uma crescente interessante. Especialmente com a popularização das dark kitchens, que são locais onde a comida é apenas preparada e depois segue para a casa do cliente. Esse tipo de negócio se mostrou muito prolífero, ao reduzir os custos de operação, otimizar espaços e infraestrutura em busca de melhores lucros.
Tecnologia como fator de transformação
Todas as tendências listadas têm um fator preponderante que é o grande diferencial: a tecnologia. Por meio dela, a gestão dos estabelecimentos passa a ter outra faceta, pois os processos passam a ser integrados e mais claros.
Evitar os desperdícios no restaurante com a ajuda de um controle eficiente de estoque, por exemplo, é muito mais eficaz quando feito com o apoio de um sistema inteligente, assim como a busca e gestão de fornecedores certificados e até mesmo a criação de processos e rotinas mais organizadas. Tudo isso, ganha outro patamar, quando realizado por meio de uma plataforma de gestão.
Para os consumidores, a tecnologia ajuda a criar bons momentos no estabelecimento e que, certamente, atenderão suas expectativas. Desde a agilidade para fazer um pedido, passando pelo tempo reduzido de espera até as facilidades oferecidas na hora de fazer o pagamento.
Para o dono do restaurante é possível, via Sistema, gerir indicadores que mostrarão a realidade do seu negócio e apontarão os melhores caminhos. Saber os pratos com maior saída, o tempo médio de atendimento, os custos dos seus pratos, os níveis do estoque, o ticket médio do seu negócio e tantos outros dados gerados em uma plataforma de gestão, permitirão a ele conhecer o seu cenário, e fazer com que o serviço que ele oferece atenda aos interesses do seu cliente, mas, sobretudo, às necessidades do seu negócio. Com isso, a experiência será completa e positiva para todos.
Por Eduardo Ferreira
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