Florianópolis é considerada a cidade mais competitiva do Brasil

Nesta quarta-feira(23) saiu o resultado do Ranking de Competitividade dos Municípios em 2023 em estudo realizado pelo Centro de Liderança Política (CLP), em parceria com a Gove e a Seall. Florianópolis ficou em primeiro lugar, liderando o ranking com boa avaliação nas áreas de qualidade de saúde, segurança e capital humano. A coleta de resíduos domésticos e o abastecimento de água tiveram nota máxima no estudo.

 

A pesquisa avaliou 410 cidades brasileiras e mostra que a capital catarinense é a cidade com a maior capacidade de fornecer serviços públicos de qualidade no Brasil.

 

Um trabalho conquistado com o tempo, já que na primeira edição do ranking, em 2020, Florianópolis estava em 4º lugar. Porém, a cada ano subiu uma posição até chegar na liderança, superando São Paulo, Barueri (SP) e São Caetano do Sul (SP).

 

Essa foi primeira vez que uma capital lidera o Ranking de Competitividade dos Municípios.

 

“Este resultado reflete a importância com que a Prefeitura de Florianópolis trata questões essenciais na cidade. Uma união de esforços, junto do poder público e privado, para que junto da população consigamos resultados positivos que orgulham todos nós”, explica Topázio Neto, prefeito da capital.

 

*SAÚDE*

 

Florianópolis tem a melhor atenção básica do país e isso reflete na saúde da população. Programas como a telemedicina, a qual a cidade iniciou já na pandemia e vem fazendo novos investimentos, também auxiliam o atendimento mais rápido e organizado.

 

O acesso ao sistema de saúde e a qualidade dos serviços tem papel crucial nesse cenário positivo com o apoio de equipes multiprofissionais altamente qualificados.

 

As crianças também contam com acesso a alimentos saudáveis nas escolas, por meio de programas e regulamentações municipais que visam melhorar a nutrição e saúde.

 

*CAPITAL HUMANO*

 

A cidade conta com políticas públicas em diversas áreas fundamentais. Na educação infantil, Florianópolis é um dos menores índices de analfabetismo do Brasil.

 

A capital catarinense dispõe de centros de pesquisa, universidades de ponta e centros de inovação.

 

A lei de inovação atual e programa de incentivo à inovação, que funciona como a Lei Rouanet, mas voltada para projetos de inovação da cidade, o programa Floripa Mais Empregos, que conta com uma plataforma que conecta quem está em busca de uma oportunidade à empresas que necessitam de profissionais e também cursos gratuitos de qualificação nas mais diversas.

 

O programa Floripa Mais Tec, que proporciona qualificação gratuita na área de tecnologia, além de ser uma cidade destaque em segurança, qualidade de vida e saúde.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.