Preso em Balneário Camboriú, procurado pela Interpol será extraditado para a Inglaterra

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) autorizou nesta terça-feira (22) a extradição do cidadão britânico Allan Graham, acusado de tráfico internacional de drogas.

Graham foi preso em dezembro de 2023 pela Polícia Federal (PF) após ter o nome incluído na lista de procurados da Organização Internacional de Polícia Criminal (Interpol). Condenado na Inglaterra, o homem foi capturado em Balneário Camboriú, no Litoral Norte de Santa Catarina.

Foto mostra homem com uniforme da Polícia Federal, órgão que prendeu cidadão britânico procurado pela Interpol em dezembro de 2023

Britânico foi capturado pela Polícia Federal – Foto: Polícia Federal/Divulgação/ND

O homem é acusado pela justiça inglesa de ser chefe de uma organização criminosa, responsável por enviar toneladas de cocaína para a Europa através do porto de Liverpool.

Caso de britânico procurado pela Interpol foi parar no STF

Por unanimidade, o colegiado seguiu voto proferido pela ministra Cármen Lúcia e determinou a extradição do acusado.

Conforme o entendimento, o Reino Unido deverá descontar o tempo que o inglês ficou preso no Brasil e seguir outras determinações, como proibição de cumprir mais de 30 anos de condenação no exterior.

Também votaram no mesmo sentido os ministros Flávio Dino, Luiz Fux, Cristiano Zanin e Alexandre de Moraes.

O procedimento de entrega do acusado para as autoridades do Reino Unido será executado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública.

*Com informações da Agência Brasil

Adicionar aos favoritos o Link permanente.