Galpão destruído, casas destelhadas e falta de energia: temporal deixa estragos no Oeste de SC

A previsão de temporais em Santa Catarina se confirmou nesta quinta-feira (24) e a região Oeste de SC registrou estragos em edificações, queda de árvores e falta de energia. Na quarta-feira (23), a Defesa Civil divulgou um alerta com risco de vendavais e chuva forte na região por conta de uma frente fria.

Descanso foi atingido pelo temporal nesta quinta-feira (24) – Foto: Defesa Civil/ND

Descanso foi um dos municípios atingidos

Um dos municípios afetados foi Descanso, no Oeste catarinense. A Defesa Civil informou que os estragos foram pontuais, com cerca de seis casas destelhadas.

Um galpão de madeira foi destruído em Descanso - Defesa Civil/ND

1
2

Um galpão de madeira foi destruído em Descanso – Defesa Civil/ND

Um galpão de madeira foi destruído em Descanso - Defesa Civil/ND

2
2

Um galpão de madeira foi destruído em Descanso – Defesa Civil/ND

Ainda, a igreja do Vila Real teve parte do telhado retorcido e um galpão de madeira foi destruído por conta dos ventos que atingiram o município durante o começo da tarde desta quinta-feira (24).

A Defesa Civil explica que a SC-163 registrou cerca de seis árvores caídas, que já foram cortas e o trânsito liberado nos locais.


Parte da cobertura de uma igreja foi retorcida pelo vento em Descanso – Vídeo: Rádio Progresso/ND

Corte de árvore em diversos locais

Ao longo da tarde, municípios como Videira, Quilombo e Descanso acionaram o Corpo de Bombeiros para o corte de árvore em rodovias e em áreas do interior dos municípios.

Uma árvore bloqueou parte de uma rua em Descanso – Vídeo: Rádio Progresso/ND

Falta de energia

Além dos estragos, municípios registram também a falta de energia. Conforme a Celesc, por volta das 17h, Nova Itaberaba apresentava 1.901 unidades consumidoras sem luz; Iraceminha registra 1.487 locais sem luz e a região de Chapecó, que compreende outros municípios, apontava 2.823 interrupções.

Estragos na região de Xanxerê

A Defesa Civil divulgou que as rajadas de vento chegaram a 59 km por/hora em Xanxerê. Já os acumulados de chuva ainda estão sendo levantados pelo órgão.

Na região de Xanxerê cerca de 5 mil unidades consumidoras ficaram sem energia e os municípios mais afetados foram: Abelardo Luz, Ipuaçu, São Domingos e São Lourenço do Oeste.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.