Adeus, ventilador e ar-condicionado! Veja como resfriar sua casa e diminuir a conta de luz

O verão está chegando e, com ele, a conta de luz alta por conta do uso excessivo de ventilador e ar-condicionado tradicional. Para resolver esse problema, uma nova tecnologia promete economia e eficiência na hora de refrigerar a casa. Segundo especialistas, esse sistema, ainda pouco conhecido, está ganhando a preferência de quem deseja abandonar os métodos tradicionais.

Ar-condicionado e ventilador estão perdendo espaço para o teto radiante

Nova tecnologia promete resfriar a casa e economizar mais que ventiladores e ar-condicionado – Foto: Freepik

Teto radiante vem para substituir o ar-condicionado e o ventilador

Você já ouviu falar em teto radiante? Esse é o novo queridinho do mercado, que funciona praticamente da mesma maneira que os pisos radiantes. O grande diferencial desse modelo é que ele refrigera o ambiente por meio de painéis instalados no forro, que emitem frio por meio de circuitos de água gelada.

Além de criar um ambiente agradável, o sistema de teto radiante é extremamente eficiente em termos de economia, já que consome menos energia do que o ventilador e ar-condicionado tradicionais. Para quem costuma ter as contas muito altas no verão, essa é uma opção para passar a temporada de forma mais tranquila.

Por ser instalado no forro, o teto radiante também contribui para a estética do ambiente, transformando o espaço em um lugar mais limpo visualmente. Desse jeito sua casa permanece fresca, silenciosa e harmônica.

Teto radiante pode ser feito com diferentes placas

À esquerda: teto radiante com placas em gesso-cartonado. À direita: teto radiante com placas metálicas – Foto: Reprodução/Giacomini

Por ser uma tecnologia que necessita da instalação feita por profissionais capacitados, o investimento inicial pode ser mais caro do que os modelos convencionais. Mas assim como as placas solares, por exemplo, o retorno financeiro aparece ao longo do tempo.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.