FOTOS: Feijão, o cachorro corredor, esbanja simpatia em maratona internacional de Pomerode 

Pomerode foi palco da corrida mais alemã do Brasil no último final de semana, que reuniu milhares de pessoas no evento famoso pela distribuição de chope durante e após as provas. Entre os participantes, esteve uma figura já conhecida na região. Feijão, o cachorro corredor, participou das provas de 6 e 42 km, ao lado de seu tutor, Edson Neumann.

Feijão trajado com roupa de fritz em competição de 42 km em Pomerode

Feijão, o cachorro corredor, esbanja simpatia em maratona internacional de Pomerode  – Foto: Júlio Maistroviz/DM Fotos/Reprodução ND

Não é a primeira vez que a dupla corre em Pomerode. Em 2023, eles também estiveram presentes em uma meia maratona. Assim como no ano anterior, eles utilizaram trajes típicos para participar das provas e chamaram atenção dos outros corredores, que ficaram encantados com a parceria entre o cachorro e Neumann.

Cachorro corredor foi devidamente trajado para a competição - Júlio Maistroviz/DM Fotos/Reprodução ND

1
2

Cachorro corredor foi devidamente trajado para a competição – Júlio Maistroviz/DM Fotos/Reprodução ND

Feijão durante corrida em Pomerode, no domingo (27) - Júlio Maistroviz/DM Fotos/Reprodução ND

2
2

Feijão durante corrida em Pomerode, no domingo (27) – Júlio Maistroviz/DM Fotos/Reprodução ND

Feijão já é conhecido pelos corredores, pois sempre está presente nas principais provas da modalidade realizadas na região. De Navegantes, eles viajam pelo Estado para competir e sempre cruzam a linha de chegada lado a lado.

O pet esbanja sorrisos e encanta outros competidores, que ficam ainda mais animados em participar das provas com uma figura ilustre como o cãozinho.

“O Feijão é muito amigável, adora estar com pessoas. De manhã ele sai, dá o giro dele, tem lugares em que ele visita algumas casas”, comentou o tutor.

As competições não param por aí e o cachorro corredor estará presente em outro evento da região em 3 de novembro. Ele tem participação confirmada na Corrida pelos Animais de Rua, em Blumenau.

Neumann e Feijão caracterizados em competição de meia maratona em Pomerode

Tutor e cachorro corredor na Meia Maratona de Pomerode, em 2023 – Foto: Reprodução ND

Cachorro corredor participa de provas esportivas desde 2018

O encontro de Feijão e Neumann aconteceu no final de 2017, quando o tutor viu o cachorrinho com medo no deck da praia de Gravatá, em Navegantes. Logo de cara, ele sentiu uma conexão com o pet.

Ao ser adotado, ele foi levado até um veterinário, que constatou que o pet tinha entre três e quatro meses. Uma data de aniversário foi estipulada para Feijão, e todo dia 12 de agosto ele celebra mais um ano de vida.

Feijão quando era filhote, recém adotado, na varanda de casa do tutor

Feijão quando ainda era filhote, recém adotado por Neumann – Foto: Arquivo pessoal/Reprodução ND

A corrida já era presente na vida de Neumann, que no início não imaginava que seu novo amigo se tornaria seu parceiro no esporte.

“Eu deixava meus tênis todos em baixo, porque ele nunca estragou nada, mas sempre que eu chegava ele estava com um tênis meu em cima do sofá. Aí eu entendi que ele queria ir junto e comecei a levá-lo”, contou o tutor.

Feijão se mostrou um ótimo corredor, aprendeu tudo sobre a modalidade e atende os comandos perfeitamente. A primeira prova do cachorro foi em 2018,em um evento organizado por uma associação de apoio ao câncer de mama, em Itajaí.

Registro da primeira vez que Feijão competiu com tutor em prova em Itajaí

Cachorro corredor em sua primeira competição – Foto: Arquivo pessoal/Reprodução ND

A dupla não participa apenas de corrida de rua, mas também se aventura em trilhas no meio da natureza. Entre as provas mais marcantes e desafiadoras para o tutor e o cãozinho estão o desafio da Rota da Baleia Franca, onde correram 40 km, e o Mountain Do, do Costão do Santinho, em que competiram nos 42 km.

Dupla durante competição no desafio da Rota da Baleia Franca - Reprodução ND

1
5

Dupla durante competição no desafio da Rota da Baleia Franca – Reprodução ND

Feijão caracterizado em competição do Moutain Do - Mountain Do/Reprodução ND

2
5

Feijão caracterizado em competição do Moutain Do – Mountain Do/Reprodução ND

Cachorro corredor e tutor em um de seus maiores desafios na corrida - Mountain Do/Reprodução ND

3
5

Cachorro corredor e tutor em um de seus maiores desafios na corrida – Mountain Do/Reprodução ND

Feijão recebendo medalha por sua participação no Mountain Do  - Mountain Do/Reprodução ND

4
5

Feijão recebendo medalha por sua participação no Mountain Do – Mountain Do/Reprodução ND

Neumann e Feijão durante competição do UP Trail GP 20 km, na Interpraias  - UP Trail GP/Reprodução ND

5
5

Neumann e Feijão durante competição do UP Trail GP 20 km, na Interpraias – UP Trail GP/Reprodução ND

Na prova da Baleia Franca, a dupla percorreu praias e trilhas em matas fechadas, correndo de Imbituba à Garopaba, um percurso que levou cerca de 7 horas.

“O Feijão também me acompanha nas provas de Triathlon. Ele é muito inteligente e esperto, então ele faz a largada comigo até o mar, para fazer a parte de natação”, explicou Neumann.

Enquanto o tutor faz a prova aquática, o cachorro aguarda na praia e depois o segue até a transição de bicicleta. Após a espera da conclusão da segunda etapa, Feijão participa da corrida com Neumann, e cruza a linha de chegada com ele.


Cachorro corredor protagonizou momento emocionante durante espera por tutor em prova de natação do Triathlon – Vídeo: Arquivo pessoal/Reprodução ND

Além da prática esportiva, o cachorro corredor também adora viajar com seu tutor, que o considera muito “praiano”, já que o pet adora pegar uma praia, tomar picolé e água de coco.

“A gente tem uma conexão muito grande. Eu espero que a gente consiga viver muitas coisas juntas ainda e acho que um cãopanheiro como ele não tem”, destacou.

Registro de Neumann e cachorro corredor com medalhas em competição de 42 km

Neumann e Feijão já competiram em mais de 100 provas – Foto: Arquivo pessoal/Reprodução ND

A parceria entre o cachorro corredor e seu tutor chama atenção em todas as provas que participam, uma cumplicidade que contagia e anima os outros participantes. Antes do início dos eventos esportivos e principalmente ao final deles, o pet é abordado pelos competidores, que pedem fotos para guardar o momento ilustre com o cãozinho.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.