Conheça as rotas temáticas da Sepex 2024

Sede da Cidade das Abelhas UFSC. (Foto: Matheus Alves/Agecom/UFSC)

Uma das atrações da programação da Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSC, que ocorre de 4 a 8 de novembro, permite que visitantes mergulhem em universos cheios de curiosidades e conhecimento. As rotas temáticas tratarão de temas da biologia, tecnologia, museologia e até do espaço, entre outros. A atividade ocorre nos dias 6, 7 e 8 de novembro.

Os percursos repletos de conhecimento estão abertos a grupos e também para as escolas, mas é necessário se atentar aos agendamentos. Já na abertura da Sepex, no dia 6 de novembro, será possível realizar a observação do Sol durante o dia e do céu durante a noite. No Planetário, haverá sessões contínuas durante os horários de atendimento. O projeto Biomas do Brasil: Explorando a Diversidade, Saberes e Tecnologias Sociais no Mundo Minecraft também estará acessível, com diversão e ciência.

Os interessados em tecnologia podem participar da rota Tecnologia/Inovação e Negócios, no dia 7 de novembro. Nesta rota haverá uma bancada didática que simula o funcionamento de uma microcentral hidrelétrica, ideal para pequenas propriedades rurais.

A Cidade das Abelhas, localizada no bairro Saco Grande, também compõe a programação, que conta ainda com atividades relacionadas à saúde, à Biblioteca e ao Museu, à Botânica, à Física e às Ciências Agrárias. Para conhecer cada uma das rotas e fazer a sua escolha, é necessário acessar esse link e clicar nos campos desejados, onde há a descrição das atividades e os contatos dos responsáveis para agendamento.

A Sepex

A Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSC é um dos maiores eventos de divulgação científica de Santa Catarina.

Desde 2000 o encontro reúne trabalhos desenvolvidos na Universidade em uma mostra científica aberta ao público, montada em frente à Reitoria, no campus da Trindade, em Florianópolis (SC). São aproximadamente 200 estandes com projetos nas áreas de comunicação, cultura, educação, tecnologia, ambiente, trabalho, direitos humanos e saúde. Visitam o pavilhão da SEPEX mais de 50 mil pessoas.

São também realizados durante a SEPEX minicursos abertos à comunidade, palestras e eventos paralelos, como o Seminário de Iniciação Científica.

Desde 2009 a SEPEX ocorre na terceira semana de outubro, integrada à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Adicionar aos favoritos o Link permanente.