Jornada de trabalho reduzida: saiba como deve funcionar

Em tramitação no Senado Federal, a proposta de jornada de trabalho reduzida é um tema em discussão ao redor de todo o mundo, e a tendência é de que passe a ser uma realidade cada vez mais frequente. A mudança na jornada de trabalho pode oferecer uma oportunidade tanto para empregadores quanto para empregados.

Proposta para adoção da jornada de trabalho reduzida tramita no Senado Federal

Jornada de trabalho reduzida pode ser adotada no Brasil – Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília/Arquivo/ND

Entre os benefícios estão um ambiente de trabalho mais leve, profissionais mais descansados e aumento da produtividade. A qualidade de vida do trabalhador também é uma das vantagens de se adotar a redução.

De acordo com o portal FDR, pesquisas indicam que os trabalhadores tendem a ficar mais concentrados e motivados quando têm menos horas para cumprir suas tarefas. Há também indicativos que mostram a redução do estresse e do burnout.

Como deve funcionar a jornada de trabalho reduzida

Ainda conforme o FDR, se a proposta for aprovada no Brasil, pode haver restrição ao trabalho aos domingos e feriados, permitindo a prática apenas por meio de acordos coletivos entre empregadores e empregados. Além disso, a jornada de trabalho reduzida pode ir de cinco para quatro dias na semana.

A intenção é garantir aos trabalhadores mais tempo de lazer e descanso, além de promover equilíbrio entre vida pessoal e profissional. A negociação coletiva deve ser reforçada, incentivando que os trabalhadores discutam e aprimorem as condições de trabalho.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.