Quando acontece as eleições dos EUA em 2024? Veja data

As eleições dos EUA estão marcadas para a próxima terça-feira (5), data em que o próximo presidente dos Estados Unidos será definido. A disputa principal ocorre entre os candidatos Kamala Harris e Donald Trump. No entanto, mesmo candidatos que não tem chances de ganhar podem afetar o resultado final das eleições.

Imagem tem duas fotos, uma de Kamala Harris e outra de Donald Trump, eles são os principais candidatos na disputa pela presidência nas eleições dos EUA

Kamala Harris e Donald Trump são os principais candidatos na disputa pela presidência nas eleições dos EUA – Foto: JEFF KOWALSKY, Mandel NGAN/AFP/ND

Tradicionalmente, o país organiza o pleito presidencial na terça-feira seguinte à primeira segunda-feira de novembro. Entretanto, o processo eleitoral das eleições dos EUA é longo e costuma começar dois anos antes do pleito.

Nestas eleições, por exemplo, o embate entre Joe Biden, atual presidente e então candidato do Democrata, e Donald Trump, candidato do Republicano, pesou para a desistência de Biden, um fato marcante nestas eleições dos EUA 2024. A vice-presidente Kamala Harris, então, foi alçada ao posto de candidata.

Além de Kamala e Trump, quem são os candidatos à presidência nas eleições dos EUA

Além de Kamala Harris e Donald Trump, estão no pleito nas eleições dos EUA outros quatro candidatos. Um deles é Cornel West, de 71 anos, que está em candidatura independente. Cornel é filósofo, acadêmico e ativista, sendo um expoente na luta contra o racismo nos Estados Unidos.

Jill Stein, médica e ativista de 74 anos, também está na corrida presidencial. Ela é a candidata do Partido Verde. Jill tem histórico em eleições presidenciais: foi pré-candidata em 2012 e candidata em 2016.

Já Chase Oliver, de 39 anos, é o mais jovem entre os candidatos à presidência dos EUA. Ele é do Partido Libertário e já se descreveu no Twitter (atual “X”) como “armado e gay”.

Claudia De La Cruz é mais uma candidata das eleições dos EUA 2024. Ela é do Partido pelo Socialismo e Libertação. Contudo, na Geórgia, Claudia se qualificou para a votação como candidata independente.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.