Água encontrada no universo é ‘reservatório’ 140 trilhões de vezes maior que o da Terra

Imagine um oceano gigante, 100 trilhões de vezes maior que todos os oceanos da Terra juntos. Parece impossível, mas é realidade em um canto distante do universo. Conheça o quasar APM 08279+5255, o maior reservatório de água já descoberto.

Buraco negro com raios sob ele em céu estrelado

O quasar está localizado a 12 bilhões de anos-luz de distância – Foto: NASA/Divulgação/ND

Conforme os responsáveis pela descoberta, cientistas do Observatório Caltech Submilimétrico no Havaí, da NASA, nos Estados Unidos, o quasar está localizado a 12 bilhões de anos-luz de distância, ele é impulsionado por um buraco negro supermassivo, com 20 bilhões de massa do sol.

Os especialistas apontam que este é um dos objetos mais poderosos do universo, com uma produção de energia equivalente a 1 trilhão de sóis.

Água encontrada no universo

Céu estrelado que lembra o universo

O quasar possui um ambiente extremo, com temperaturas de -63°F – Foto: Canva/Divulgação/ND

Os cientistas apontam que a água é a chave para entender o quasar. A nuvem de vapor ao redor do buraco negro estende-se por centenas de anos-luz, contendo mais água do que todos os oceanos da Terra juntos. É um ambiente extremo, com temperaturas de −63°F.

A evolução do universo

Essa descoberta revela segredos sobre a evolução do universo. O quasar APM 08279+5255 é um dos primeiros objetos a ser formado no universo, com apenas 1,6 bilhão de anos. Os cientistas revelam que o líquido é essencial para entender como os buracos negros supermassivos crescem e evoluem.

Vale ressaltar que o espectrógrafo Z-Spec e o Interferômetro Plateau de Bure permitiram detectar o vapor de água em um quasar tão distante.

Céu com vapor alaranjado e estrelas brilhantes

Os cientistas revelam que o líquido é essencial para entender como os buracos negros supermassivos crescem e evoluem – Foto: Canva/Divulgação/ND

Adicionar aos favoritos o Link permanente.