Ratos gigantes são a nova arma contra o tráfico ilegal de pagolim e rinoceronte

A luta contra o tráfico ilegal de animais ganhou um novo e improvável aliado. Ratos gigantes africanos estão sendo treinador para combater a caça de inúmeros animais.

Ratos ajudarão a combater o tráfico de animais

Esses animais usam um colete vermelho – Foto: Divulgação/Reprodução/ND

Ratos podem ajudar a localizar produtos de pangolim e outros animais

Com um olfato apurado e habilidades de aprendizado rápido, esses roedores, que podem chegar a impressionantes 70 centímetros, estão sendo treinados para detectar produtos como chifres de rinoceronte, marfim de elefante, escamas de pangolim e até mesmo certos tipos de madeira, itens comumente traficados e escondidos em cargas camufladas.

Desenvolvido pela organização sem fins lucrativos Apopo, com sede na Tanzânia, o projeto utilizou apenas 11 individuos.

O treinamento envolveu expor os animais aos aromas dos produtos traficados e recompensá-los ao reconheceram os cheiros corretos.

Ratos são treinados para farejar produtos de animais

Eles são treinador para localizar os animais traficados – Foto: Divulgação/Reprodução/ND

Além disso, os roedores foram treinados a ignorar cheiros usados para mascarar o odor dos produtos ilegais, como pó de café e cabos elétricos. O método teve bastante sucesso, resultando em 8 dos 11 ratos aprendendo a diferenças os cheiros específicos entre outras 146 substâncias.

Os animais usam um colete vermelho com uma pequena bola. Quando detectarem um cheiro-alvo, os roedores puxavam a bola com as patas, acionam um sinal sonoro que alerta seus treinadores.

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.