Peixe gigante considerado extinto desde 2005 reaparece e cientistas têm esperança para espécie

O peixe gigante, conhecido como “fantasma de Mekong” voltou a aparecer na última semana e acendeu uma esperança aos cientistas sobre a espécie que era considerada extinta desde 2005. A carpa-salmão-gigante foi avistada no Camboja.

Dois homens segurando peixe gigante, conhecido como "fantasma de Mekong"

O pequeno peixe fantasma é encontrado e anima cientistas – Foto: University of Nevada/ Divulgação

O mega peixe e outras espécies de Mekong enfrentam outras ameaças além da pesca, como a degradação do ecossistema, por exemplo. Porém, a descoberta desse peixe sugere que esta carpa ainda tem um ponto de apoio nessa região.

Mas, o seu futuro continua incerto. Atualmente, este peixe, nativo do Mekong, tem menos de 30 indivíduos registrados desde a sua identificação oficial, em 1991.

Homem segurando peixe gigante conhecido como "fantasma de Mekong"

Pequeno exemplar da espécie foi encontrado – Foto: University of Nevada/ Divulgação

Peixe gigante conhecido como “fantasma de Mekong”

O mega peixe fantasma é um animal endêmico e criticamente ameaçado da bacia do Rio Mekong. A espécie pode medir até 1,3 metros e chegar a 30 quilos, o que lhe coloca na família dos “megafish”, peixes de água doce que excedem 30 quilos.

Peixe gigante, conhecido como "fantasma de Mekong" em embarcação de madeira

Animal pode ultrapassar um metro de comprimento – Foto: National Geography/Reprodução/ND

Além disso, o animal possui uma ponta na mandíbula inferior, que lembra até um gancho, e uma mancha amarela amedrontadora ao redor dos olhos. Atualmente, o peixe está listado como criticamente ameaçado pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN).

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.